Atualidade

Realeza diz adeus aos Jogos Olímpicos de Inverno com novo recorde

Este domingo decorreu a cerimónia de encerramento das Olimpíadas da Coreia do Sul, sendo que no dia anterior já se estava a quebrar um recorde. Aliás, houve dois feitos históricos.

Na estreia do esqui alpino por equipas, na disputa pelo bronze, a Noruega derrotou a França no critério de desempate, por 12 centésimos, para conseguir a sua 38ª medalha em PyeongChang, superando as 37 dos Estados Unidos em Vancouver 2010.

E o primeiro ouro da modalidade foi para os suíços, que derrotaram os austríacos, maiores campeões do esqui alpino.

A Noruega, aliás, ficou em primeiro no quadro de medalhas olímpicas arrecadadas. Seguem-se: Alemanha, Canadá, EUA, Holanda e Suécia.

O príncipe Haakon, herdeiro do trono norueguês, esteve na Coreia do Sul a dar apoio aos atletas conterrâneos.

Os reis Willem-Alexander e Maxima, da Holanda, também se mostraram “orgulhosos por todos os participantes” e revelaram-se “ansiosos por receber os vencedores das Medalhas no Paleis Noordeinde [Palácio em Haia onde o monarca realiza os seus deveres como chefe de Estado]”.

Eles que também tinham estado em PyeongChang.

Já o rei Carl Gustaf da Suécia – outra potência olímpica no que aos desportos de Inverno diz respeito – esteve presente na Coreia do Sul nos últimos dias do evento.

Lá posou para as fotografias com alguns dos atletas medalhados (e foram 14 pódios no total).

Em relação à cerimónia de encerramento, os figurantes representaram simbolicamente a passagem do Inverno para a Primavera e até um guitarrista de apenas 13 anos esteve em palco a interpretar o ‘Inverno’ das Quatro Estações de Vivaldi com uma guitarra elétrica.

As delegações dos atletas dos vários países desfilaram com alegria, com o principal destaque a ir para a comitiva que uniu os atletas da Coreia do Norte e da Coreia do Sul, que desfilaram juntos com bandeiras dos dois países.

Mas o destaque foi mesmo para a banda de K-Pop (género musical oriundo da Coreia do Sul), EXO, que pôs o público jovem em delírio na internet.

Imagens: Koninklijk Huis, Kungahuset.se, Odd Martin Røed/Det kongelige hoff e Redes Sociais