Atualidade

Reis da Holanda preparam primeira visita a Portugal

Subiram ao trono holandês em 2013, depois da rainha Beatrix ter renunciado a favor do seu primogénito, mas só agora é que pisarão solo português.

O convite foi feito pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e a visita decorrerá entre os dias 10 e 12 de outubro.

Isso mesmo, além de outros pormenores da primeira Visita de Estado a Portugal dos reis Willem-Alexander e Máxima (que virão acompanhados do Ministro dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos), foi explicado na página da Presidência da República.

“Esta visita tem por objetivo consolidar e aprofundar as relações bilaterais entre Portugal e os Países Baixos em todas as suas dimensões (seja a nível institucional, académico, cultural, científico ou económico)”, lê-se.

Quanto ao programa propriamente dito, inclui passagens por Lisboa e Sintra.

“No dia 10 de outubro, Suas Majestades reunirão com Sua Excelência o Presidente da República e com o Presidente da Assembleia da República e serão recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, estando prevista uma reunião com o Primeiro-Ministro no dia 11″.

Nesse primeiro dia, de tarde, “Sua Majestade o Rei Willem-Alexander e Sua Majestade a Rainha Máxima visitarão o bairro da Mouraria, inteirando-se dos projetos de reabilitação em curso, alguns dos quais apoiados pela rede “New Europe – Cities in Transition”, uma iniciativa da “Pakhuis de Zwijger” de Amesterdão, que é em parte financiada pelo “Europe for Citizens Programme””.

No final desse dia, Marcelo Rebelo de Sousa oferece um banquete de Estado no Palácio da Ajuda em honra dos reis da Holanda.

No dia 11 de outubro, os soberanos visitarão a Fundação Champalimaud – Centre for the Unknown e terão um encontro com estudantes do ensino superior português na Universidade de Lisboa.

“Ao almoço, Suas Majestades encontrar-se-ão com os participantes na missão económica que decorre paralelamente à visita de Estado e que é chefiada pela Ministra do Comércio Externo e Cooperação no Desenvolvimento. Esta missão será centrada nos aeroportos e na indústria aeronáutica, bem como na tecnologia do ambiente e nas energias renováveis. Neste contexto, Suas Majestades os Reis visitarão, no dia 12 de outubro, as OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal”.

No plano cultural, o programa inclui a inauguração (na tarde de 11 de outubro) de Willem-Alexander e Máxima da exposição no Museu Nacional de Arte Antiga, que contará com uma obra de Rembrandt emprestada pelo “Rijksmuseum” (“Paisagem com ponte de pedra”), assim como com algumas peças das coleções da Casa Real, cedidas para a ocasião.

No final desse mesmo dia 11 (quarta-feira), “Suas Majestades oferecem uma receção a Sua Excelência o Presidente da República e a convidados portugueses no Teatro Nacional D. Maria II, que contará com as atuações de Nynke Laverman (cantora neerlandesa) e de Cristina Branco”.

Para o último dia em Portugal fica reservada uma visita dos reis à Escola Nacional de Bombeiros, em Sintra, e ao Palácio da Vila. “Oferecerão ainda uma receção à comunidade neerlandesa residente em Portugal”, detalhou a nota da Presidência da República.

Fotos: Instagram