Atualidade

Manuel Luís Goucha revela que podia ter morrido

O apresentador, de 62 anos, decidiu contar pormenores sobre a sua situação clínica esta manhã de terça-feira, 6 de junho, através de uma conversa telefónica com Cristina Ferreira, transmitida em direto no programa ‘Você na TV’, na TVI.

Manuel Luís Goucha, que já tinha revelado publicamente o facto de ter sofrido uma embolia pulmonar ligeira, disse agora que a viagem de avião para Marrocos, que já se encontrava planeada, lhe poderia ter causado a morte.

O responsável pelo seu estado de saúde acabou por ser o cansaço extremo, e um dos primeiros sintomas foi uma forte dor nas costas, sentida quando estava a viajar para o Alentejo com o companheiro, Rui Oliveira.

Os dois voltaram rapidamente para Lisboa, e Goucha acabou por ficar internado nas urgências do Hospital dos Lusíadas, onde continua a recuperar, mas já fora dos Cuidados Intensivos.

“Liguei para o nosso amigo Ângelo Ferreira [médico] e posso dizer que me salvou a vida, uma vez mais, mandou-me logo para as urgências”, disse hoje no ‘Você na TV’.

O apresentador, que continua a fazer exames médicos, acabou por ser diagnosticado com “uma embolia pulmonar ligeira” na passada quinta-feira, 1 de junho, tendo ficado na Unidade de Cuidados Intensivos para observação durante 2 dias.

“Não tive que ser entubado, não recebi oxigénio. Há pessoas com embolias pulmonares que têm de ser ventiladas”, explicou. “Agora está tudo bem, está tudo ótimo e vou de férias”, acrescentou a estrela da estação de Queluz.

Mas o caso podia ter sido mais grave, tal como lhe disse também o médico: “Dizia-me o Dr. Ângelo Ferreira: ‘Se você se tivesse metido naquele avião possivelmente não chegava a Marrocos'”.

Goucha confessou alguns erros que contribuíram para o seu problema de saúde: “Estive a fazer o ‘Masterchef’, tivemos a reportagem em Fátima. Fui de Fátima para o Douro. Dormi 5 horas num dia de calor, sem sair do carro, e fui para o Douro. Tive 12 horas de trabalho no Douro. Voltei, foram mais 5 horas para Lisboa e fiz alguns erros, que não se devem fazer, como viagens de carro sem parar para me mexer e sem beber água”.

Apesar de sentir que o corpo se  estava a ressentir,  o comunicador ignorava-o e desvalorizava a situação, pois achava que era apenas cansaço acumulado.

Quando Cristina Ferreira lhe perguntou sobre a fé, pois sabe que o colega é um ateu assumido, o apresentador confessou que já começava a mudar de ideias.

“Continuo a não acreditar mas… Já é a segunda vez que me acontecem alguns sustos e que alguém me apoia… Começo a acreditar!”, confessou Goucha, cujo regresso à televisão está previsto para o dia 14 de junho.