Atualidade

Camilla fala pela primeira vez da sua vida na família real

A Duquesa da Cornualha teve de enfrentar a hostilidade dos britânicos durante muitos anos. Quer quando foi apontada como a “terceira pessoa” no casamento do príncipe Carlos com Diana, quer já depois de ter contraído matrimónio com o seu grande amor, em 2005.

Agora Camilla, ex-Parker-Bowles, ‘abriu’ publicamente o coração para revelar como é a sua vida, desde que passou a fazer parte da família real.

Numa entrevista exclusiva à ‘Mail on Sunday’s You Magazine’, a duquesa falou precisamente das dificuldades que enfrentou quando se casou com o herdeiro do trono, sendo que a relação com o público começou a melhorar depois da morte de Diana.

“Eu realmente não podia ir a lado nenhum”, começou a dizer em relação ao primeiro ano de casamento, tendo optado por ficar em casa e evitar a imprensa.

“Mas as crianças vieram e correu normalmente – eles simplesmente seguiram em frente -, tal como aconteceu com os grandes amigos. Foi horrível. Foi uma época profundamente desagradável e eu não gostaria de pôr o meu pior inimigo a passar pelo mesmo”, continuou, acrescentando que foi o seu caráter forte, educação feliz, o apoio dos filhos Tom e Laura e da sua irmã Annabel, bem como do já falecido irmão Mark que a fizeram ultrapassar esse período mais duro.

Camilla falou ainda sobre as dificuldades que ela e Carlos enfrentaram, a nível pessoal, quando se tornaram um casal pela segunda vez. Recorde-se que tinham inicialmente namorado na década de 70 depois de se conhecerem num jogo de pólo, mas Carlos teve de sair do país devido às suas funções na marinha e Camilla casou-se com Andrew Parker Bowles.

Já em 2015, altura em que se celebravam dez anos de casados, o filho mais velho da Rainha Isabel II tinha falado do relacionamento com a esposa. “Foi um verdadeiro desafio [ter Camilla a cumprir compromissos juntamente com a realeza]. Mas eu acho que ela foi absolutamente brilhante na maneira como abordou tudo”. Carlos enalteceu o charme e humor da companheira, que é “talvez um pouco mais relaxada quando é algo mais privado ou quando está a conhecer pessoas sem estar totalmente cercada, o tempo todo, pela câmara temida.”

A entrevista ocorreu meses antes de Camilla celebrar o seu 70º aniversário, a 17 de julho. Apesar da idade, mantém-se uma mulher bastante ativa. “Às vezes tu levantas-te de manhã e achas que não podes fazê-lo, e tu simplesmente tens que o fazer. No minuto em que tu páras é como um balão, tu ficas sem fôlego – quase que colapsas. Eu acho que se vive na adrenalina”, considerou.

Quanto à chave para se manter positiva no dia a dia: “seguir em frente com isto” (“just get on with it”). Uma máxima bem britânica.