Saúde & bem-estar

Águas com sabores podem ser um ‘veneno’ para os dentes

Com ou sem gás e com ou sem cor, as águas com sabor são uma escolha recorrente entre as pessoas que não apreciam a água no seu estado mais natural.

Embora estas versões até possam conter alguns nutrientes adicionais, a verdade é que grande parte destas águas com sabor (que são comercializadas em grandes superfícies) é feita com citrinos ou outras frutas ácidas, algo que, apesar de dar um sabor agradável, causa uma erosão significativa dos dentes, uma vez que promove a dissolução gradual do esmalte.

A longo prazo o consumo regular destas bebidas “pode afetar a integridade estrutural dos dentes, tornando-os hipersensíveis a temperatura”, explicou o médico Edmond R. Hewlett ao ‘The Washington Post’. Além do risco de cáries ser também elevado.

Para que este tipo de bebida não seja um verdadeiro ‘veneno’ para os dentes, há que ter uma especial atenção ao seu pH, sendo que tudo o que for abaixo de 4 é de evitar, pois quanto menor for o pH da bebida, maior é o risco que porta para os dentes. O ideal é que esteja entre os 6 e os 8, destaca a publicação.