Saúde & bem-estar

Conheça o “leite dourado”, a bebida da moda que emagrece

O “golden milk”, ou “leite dourado”, é um preparado à base de leite e cúrcuma. Vendida nos Estados Unidos em quantidades garrafais, a bebida tem sido consumida sobretudo por quem pratica desporto ou por quem procura disposição, bem-estar e emagrecimento.

Os adeptos atestam que os efeitos podem ser reais. E, por isso, é um dos “novos” alimentos a ganhar destaque no mundo da alimentação este ano.

Existem muitos motivos: o “leite dourado” aumenta a energia e o ânimo, combate a insónia, fortalece o sistema imunológico, previne o envelhecimento precoce, atua contra o cancro, contra a retenção de líquidos que resulta em inchaço corporal e ajuda a controlar a pressão alta e os níveis de colesterol, prevenindo problemas cardiovasculares.

Só faltava mesmo a ‘cereja no copo’ e até essa é boa: por ter uma ação termogénica, que acelera o metabolismo e aumenta a temperatura, fazendo o corpo usar as reservas de gordura como fonte de energia, ajuda ainda a queimar calorias, o que o torna um forte aliado a ter em conta por parte de quem quer perder peso.

Também é ótimo para desintoxicar o corpo, servir de analgésico, aliviar dores musculares e articulares, prevenir problemas digestivos, favorecer a saúde do cérebro e a boa memória.

Trata-se de uma bebida originária da medicina Ayurvédica, da Índia, com vários benefícios relacionadas com os ingredientes que a compõem.

Também conhecida por açafrão-da-terra, a cúrcuma é uma raiz cultivada desde a Antiguidade na Ásia. Tem pelo menos quatro propriedades fundamentais para o bom funcionamento do organismo: é antioxidante, analgésica, termogênica e anti-inflamatória.

Há, inclusive, estudos com mostraram possíveis efeitos protetores para o Alzheimer. No Pub Med, o maior banco de dados científicos, há 4 438 pesquisas publicadas sobre a cúrcuma.

Tem sido utilizada ainda no tratamento de doenças hepáticas, problemas de pele, doenças respiratórias e gastrointestinais, dores nas articulações, inflamação e cicatrização de feridas.

A cúrcuma é usada especialmente como tempero, dando sabor picante e ao mesmo tempo adocicado aos alimentos. No leite, o sabor forte dissipa-se.

As doses recomendadas são de uma colher de chá por dia. Além dessa quantidade pode fazer mal, agredindo o estômago e provocando alergias.

Existem receitas que incluem mel e outras especiarias (canela, gengibre e cardamomo) no “leite dourado”.

Se pretender, pode escolher uma bebida vegetal de amêndoa ou coco em alternativa ao leite de vaca.

Quanto às especiarias, as mesmas são adicionadas para aumentar a biodisponibilidade de curcumina, a substância com propriedades anti-inflamatórias, anticancerígenas, antioxidantes, antivirais, antifúngicas e antibacterianas.

“Ainda não está completamente esclarecido como a curcumina [princípio ativo da cúrcuma] age ao nível da memória, mas pode ter a ver com sua capacidade para reduzir o processo de inflamação no cérebro, que tem sido associado tanto ao Alzheimer como à depressão”, adiantou Gary Small, principal autor de um estudo da Universidade da Califórnia, EUA, que comprovou cientificamente esta relação.

Fotos: Instagram