Saúde & bem-estar

Costuma beber água com limão? Tenha cuidado

Investigadores britânicos descobriram que consumir bebidas ácidas, como chás de frutas e águas aromatizadas, pode corroer os dentes e prejudicar o esmalte.

Uma equipa de cientistas da Universidade King’s College, em Londres, no Reino Unido, descobriu que consumir este tipo de bebidas entre as refeições e saboreá-las durante muito tempo aumenta o risco de erosão dentária por causa do ácido.

A pesquisa foi publicada no ‘British Dental Journal’ e investigou a dieta de 300 pessoas com erosão dentária severa, relata a BBC.

Concentrados, chás de frutas, bebidas de dieta, bebidas com açúcar e águas aromatizadas, todas contêm ácidos e podem corroer os dentes, concluiu o estudo. E a situação piora quando se passa muito tempo a beber e a saborear essas bebidas na boca, antes de as engolir.

Refrigerantes sem açúcar são quase tão erosivos quanto os que contêm açúcar, explicam os investigadores. Vinagre e conservas também podem levar à erosão dentária.

“Se se tomam as bebidas durante longos períodos de tempo, por mais de cinco minutos, por exemplo, ou se se brinca com a fruta nos dentes antes de a comer, pode-se deteriorá-los”, refere Saoirse O’Toole, do Instituto Dentário do King’s College, uma das autoras do estudo.

“Depois de comer uma maçã, tente não comer nada muito ácido mais tarde no dia”, recomenda O’Toole. “Se beber vinho à noite, não beba chá de frutas de manhã. É só equilibrar a dieta”, afirma.

Os investigadores descobriram que pessoas que bebem água com uma rodela de limão ou chá quente de frutas entre as refeições tinham mais de 11 vezes de possibilidades de ter erosão dentária média ou severa. Esse número caía para metade quando as bebidas eram ingeridas durante as refeições.

Segundo Russ Ladwa, do comité de saúde e ciência da Associação Dentária Britânica, ingerir bebidas ácidas durante uma refeição minimiza os danos porque mastigar comida aumenta a produção de saliva, que é alcalina e amortece a acidez.

“Devíamos promover o consumo em shots das bebidas, sem saboreá-las durante um longo período, e limitar os refrigerantes ao momento das refeições”, aponta Ladwa. O uso de palhinhas também pode evitar que o ácido das bebidas entre em contacto com os dentes.

Ladwa recomenda beber água e bebidas nutritivas como leite, além de alimentos que neutralizam o ácido, como queijo. Uma pesquisa anterior já tinha demonstrado que a maioria das crianças e adolescentes, no Reino Unido, tem perda de dentes devido à erosão dentária.

O problema também é reconhecido como uma das maiores causas de danos nos dentes em gerações mais velhas.

A erosão dentária é a perda progressiva do revestimento dentário devido a processos químicos que não envolvem acção bacteriana.

A acidez dos alimentos e bebidas é mais relevante para a erosão do que o açúcar – as bactérias, em conjunto com o açúcar, provocam cáries, não erosão.

Dieta, estilo de vida, o ambiente e, em alguns casos, medicações podem aumentar os riscos de erosão dentária. Já usar uma pasta dentífrica com flúor, um elixir bucal e mudar a dieta pode reduzir o risco de erosão.

Foto: Instagram