Álbuns da Semana

Tempo inteiro para as causas sociais com um piano tranquilizador

O primeiro álbum de NBC em oito anos chegou às lojas em meados de novembro, mas nesse interregno o músico manteve-se ativo com o EP ‘Epidemia’. Agora, surgiu com o terceiro álbum de uma carreira musical cujos primeiros passos foram dados na década de 90 do século passado juntamente com o irmão, Black Mastah, em ‘Filhos de um Deus Menor’.

‘Toda a Gente Pode Ser Tudo’ é o primeiro trabalho de NBC como músico a tempo inteiro e traz com ele mensagens fortes e, sobretudo, positivas, próprias de quem sente primeiro e pensa depois.

nbc

Este recente trabalho é extremamente autobiográfico e vinca o sonho que o artista foi adiando de viver exclusivamente em função da música. O título da obra é uma clara alusão às multifunções que o rapper português tem de assumir para vingar no meio: músico, compositor, editor, fotógrafo, escritor e jornalista, só para citar algumas.

‘Acorda’ serviu como single de apresentação desta obra e é precisamente esse tema que lhe deixamos aqui:

Conhecida sobretudo por ser irmã de Beyoncé, Solange Knowles arregaçou as mangas e começou a trabalhar para mudar isso e conquistar, por mérito próprio, um lugar de destaque no mundo da música. ‘A Seat At The Table’ é o maior passo que a norte-americana deu nesse sentido.

Mulher de causas, Solange dá voz, neste trabalho, à luta contra o racismo e ao sofrimento das mulheres, mas sem fugir ao estilo pop que a caracteriza. Ainda assim, as letras estão recheadas de humor que surge de braços dados com a ironia.

solange

Este álbum contempla 21 músicas, contou com as participações, entre outros, de Kelly Rowland, Lil Wayne, Kelela, Q-Tip, The-Dream e Dev Hynes e tem feito as delícias dos críticos musicais.

“Isto foi um álbum gravado e dirigido a mim. Um presente para os negros – de uma mulher negra – feito para refletir, incitar e nos confortar”, considerou a própria Solange. Agora, cabe-lhe a si interiorizar tudo isto a partir do tema ‘Cranes In The Sky’:

Por fim, para terminar o ano em beleza e envolto numa grande tranquilidade, sugerimos-lhe que viaje connosco por ‘Ensemble’, o segundo álbum do pianista, maestro e compositor português, Rui Massena.

Neste trabalho, que sucede a ‘Solo’, de 2015, o músico fez-se acompanhar da Czech National Symphonic Orchestra, mas leva a musicalidade do seu piano para outros mundos, sendo impossível, ainda assim, ignorar toda a envolvência orquestral.

massena

“Abraço, Estrada, Alento, Liberdade, Dúvida, Borboleta, Amanhecer, Meditação, e o Renascer, são algumas das emoções traduzidas em sons”, descreve Massena, referindo-se às novas composições que foram geograficamente inspiradas no espírito de Sintra, localidade onde compôs e gravou grande parte dos temas.

Para lhe aguçar o apetite para esta obra singular e tremendamente pacífica, apresentamos-lhe ‘Estrada’, que é um espelho do resto do álbum: