Cultura

Museu das Notícias é inaugurado em Sintra com a presença de Marcelo

O Presidente da República chegou ao NewsMuseum, dedicado às notícias e à comunicação, às 00h00 do dia 25 de abril, acompanhado do primeiro-ministro, António Costa, e do presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, entre outras personalidades da política, da cultura e da comunicação social.

O NewsMuseum – Museu das Notícias, dos Media e da Comunicação ocupa as antigas instalações do Museu do Brinquedo, no centro histórico de Sintra, e possui mais de 25 módulos temáticos, distribuídos pelos três andares do edifício, cedido pelo município de Sintra a uma associação criada por Luís Paixão Martins, antigo jornalista e consultor de comunicação.

O espaço exibe equipamentos da Lusa, beneficiando do acesso ao acervo noticioso e fotográfico da agência portuguesa e da sua congénere espanhola Efe, bem como de conteúdos cedidos por outras entidades, como a RTP.

Marcelo Rebelo de Sousa desejou, que no final do seu mandato o país esteja “mais desenvolvido” e “integrado no quadro europeu”.

“Daqui a cinco anos gostava de ver uma retrospectiva de um país mais rico, mais justo, mais desenvolvido, mais integrado no quadro europeu, mais integrado num mundo aberto”, afirmou na abertura do novo Museu das Notícias.

160425-PRMRS-RO-0020-0716

O chefe de Estado foi o visitante “número um” do novo espaço, que considerou ser “também um triunfo do 25 de Abril e um triunfo do que é Portugal hoje”.

“Falta cumprir muita coisa, mas também já cumprimos muita coisa. O ser possível estarmos aqui, neste museu, é uma prova de que nós, portugueses, somos excepcionais”, salientou Marcelo Rebelo de Sousa, quando questionado sobre o que falta cumprir das promessas da revolução de 1974.

Fotografias: Presidência da República