Cultura

Novo livro revela mais segredos do clã Kennedy

“Common Struggle” é o livro assinado por Patrick Kennedy e revela ainda mais segredos sobre o clã Kennedy.

Na obra, o autor filho de Ted Kennedy (Edward Ted Kennedy) – irmão do ex-presidente John F. Kennedy -, relata os seus problemas com o álcool e os dos seus pais, rompendo o “código familiar” de silêncio. Em entrevista à CBS, Patrick Kennedy explicou as consequências desse “código”: “É uma espécie de conspiração de silêncio, não apenas para a pessoa que está a sofrer, mas para todos aqueles que interagem com ela”.

Patrick diz que o seu objetivo é criar um debate sobre a relação entre o álcool, a dependência de fármacos e as doenças mentais. Os problemas de álcool dele e dos seus pais não são novidade, mas, no livro “A Common Struggle” são revelados episódios desconhecidos.

“Não se trata de algo esotérico sobre como tomar conta de alguém alcoólico (…) trata-se de tomar conta de todos nós, porque todos os dias morre alguém na América e todos eles são nossos irmãos e irmãs”, acrescentou.

Patrick Kennedy, que abusava do álcool desde os 13 anos mas que já está sóbrio há quase seis, decidiu parar de beber em 2009 após a morte do seu pai. De acordo com o “El País”, a toma de medicamentos para a bipolaridade é diária e o método disciplinado para não beber álcool também. “Eu sou um dependente e sempre serei. Mas sou um dependente em recuperação. Eu conto os dias. É um dia de cada vez”, confessou. Devido aos vícios, em 2011 deixou o lugar de congressista.

A obra, como seria de esperar, não “caiu bem” junto de alguns familiares de Patrick, nomeadamente do seu irmão mais velho Ted Kennedy Jr..

Os Kennedy são uma das famílias mais ricas do Estados Unidos e também mais mediáticas. Porém, há quem diga que o clã está amaldiçoado, devido às inúmeras tragédias que afetaram vários membros da família, como assassinatos, mortes por overdose ou acidentes.