Cultura

Estreia amanhã obra inspirada no “Livro do desassossego”

A peça do compositor brasileiro Aylton Escobar, inspirada no “Livro do desassossego”, de Fernando Pessoa, estreia na quinta-feira, dia 29, em Portugal, no âmbito da Temporada Gulbenkian de Música 2015/16.

A peça, intitulada “A rua dos Douradores – litania da desesperança”, é interpretada pela Orquestra e pelo Coro Gulbenkian, sob a direção de Joana Carneiro.

A estreia desta obra em Portugal é a primeira, no âmbito da “parceria entre a Fundação Gulbenkian e a Orquestra Sinfónica do Estado de São Paulo, que prevê a estreia alternada de obras encomendadas a compositores portugueses e brasileiros”, aponta o comunicado da instituição

O compositor brasileiro refere-se ao “Livro do desassossego” como “o solilóquio de Fernando Pessoa, incomparavelmente mais denso na dor e na beleza”.

A estreia mundial desta obra aconteceu no passado dia 30 de abril, em S. Paulo, no Brasil.

O programa do concerto na Gulbenkian – a realizar na quinta e na sexta-feira, no Grande Auditório -, que tem como solista a soprano Dora Rodrigues, inclui ainda “Danzón n.º 2”, de Arturo Márquez, a ária Bachiana Brasileira n-º5, de Heitor Villa-Lobos, “Symphonic Dances”, de “West side story”, de Leonard Bernstein, e “Boléro”, de Maurice Ravel.

A Fundação Calouste Gulbenkian e a Orquestra Sinfónica do Estado de São Paulo estabeleceram, em 2014, a parceria para a estreia alternada de obras de compositores portugueses e brasileiros, nos dois países.