Atualidade

Maestrina Joana Carneiro foi mãe de trigémeos

A Diretora Musical da Sinfónica de Berkeley, na Califórnia, já não publicava nada na sua página de Facebook desde julho do ano passado, onde costuma partilhar os espetáculos que conduz.

Agora o silêncio foi quebrado pela orquestra norte-americana.

“Estamos muito felizes em anunciar que a nossa Diretora Musical Joana Carneiro deu à luz trigémeos!”, revelaram no Twitter esta segunda-feira, 6 de fevereiro.

Na verdade a notícia da gravidez já tinha sido avançada em janeiro, mês em que Joana Carneiro teve de ficar em repouso absoluto por indicação médica: não podia conduzir a Sinfónica, nem podia viajar de avião.

A maestrina ficou na sua casa em Lisboa, mas manteve-se em constante contacto telefónico com o Diretor Executivo da Berkeley Symphony e violinista profissional, René Mandel.

“Ela é fantástica e não poderia estar mais feliz, mas ela está a seguir as ordens do médico. Não há nada mais importante do que ser pai”, disse Mandel ao ‘San Francisco Chronicle’, explicando que neste período Joana foi ‘substituída’ pelos maestros Christian Reif e Grant Gershon.

Joana Carneiro maestrina

Apesar do momento feliz que vive, a filha do antigo Ministro da Educação, Roberto Carneiro, revela-se ansiosa por regressar ao trabalho. Irá desfrutar ao máximo dos três filhos até 4 de maio, dia em que espera estar no encerramento da sessão 2016/17 da Sinfónica de Berkeley.

Além de estar nesse cargo desde 2009, é ainda Maestrina Convidada da Orquestra Gulbenkian.

Em 2004 foi agraciada pelo então Presidente da República Jorge Sampaio com a Comenda da Ordem do Infante Dom Henrique. Dez anos depois foi nomeada Maestrina Principal da Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Joana Carneiro, de 40 anos, casou-se com o médico José de Assunção Gonçalves em 2011.