Lifestyle

Esqueçam as Spice: Casamento de Meghan e Harry terá estes músicos

Falta menos de um mês para a boda real do ano e uma coisa é já certa: nada de atuações das Spice Girls.

Pelo menos na Capela de São Jorge, em Windsor. É que o Palácio de Kensington divulgou esta terça-feira mais pormenores sobre o casamento de Meghan e Harry, no que à música diz respeito.

“A música estará sob a direção de James Vivian, Diretor de Música da Capela de São Jorge, incluindo o Coro da Capela de São Jorge, e uma seleção de grupos corais, solistas e músicos”, disse o Palácio.

Este já reagiu dizendo que, tanto ele como os Choristers, Lay Clerks e Organists, “estamos muito ansiosos por este dia emocionante e estamos satisfeitos por nos apresentarmos ao Serviço com música escolhida pelo casal”.

O violoncelista de 19 anos Sheku Kanneh-Mason, vencedor do BBC Young Musician em 2016, também tocará a 19 de maio. Esta escolha prende-se com o facto de “em junho passado, o príncipe Harry viu Sheku tocar num evento em Londres, em apoio ao trabalho de caridade de Antigua, a Fundação Halo”.

Segue-se Karen Gibson e The Kingdom Choir. “O coro é formado por um grupo de artistas britânicos dedicados a criar um som que demonstra a comunidade que partilham, e vem atuando nacional e internacionalmente há mais de 20 anos”.

“Tanto o Príncipe Harry quanto a Sra. Markle tiveram muito interesse e cuidado ao escolher a música para o seu Serviço, que incluirá vários hinos e trabalhos corais bem conhecidos”, frisou o Palácio de Kensington.

No site da Royal Family foi divulgada uma seleção de grupos corais, solistas e músicos que se irá apresentar na cerimónia religiosa do casamento do Príncipe Harry e Meghan Markle.

Eles são:
O Coro da Capela de São Jorge
Conduzido por James Vivian, o Coro da Capela de São Jorge é composto até 23 alunos da St. George’s School e doze leigos que cantam alto, tenor e baixo. O Coro, que foi fundado em 1348, pode ser ouvido em locais da Europa, além da sua programação litúrgica de oito cultos por semana na Capela de São Jorge. Seu repertório baseia-se em música de todas as idades.

Sheku Kanneh-Mason
O violoncelista de 19 anos, Sheku Kanneh-Mason, ganhou o BBC Young Musician 2016, fez sua estreia no programa da BBC no ano seguinte e lançou o seu primeiro álbum, “Inspiration”, no início deste ano.

Sheku é estudante da Royal Academy of Music e combina os seus estudos com uma carreira internacional. Ele é apaixonado por tornar a música clássica acessível a todos e é o embaixador júnior da instituição beneficente de educação musical London Music Masters.

Sheku Kanneh-Mason disse: “Estou muito animado e honrado por atuar no casamento do Príncipe Harry e da Sra. Meghan Markle. Fiquei impressionado quando a Sra. Markle me ligou para perguntar se eu iria tocar durante a cerimónia, e é claro que eu disse imediatamente que sim! Que privilégio poder tocar violoncelo num evento tão maravilhoso. Mal posso esperar!”

Karen Gibson e The Kingdom Choir
Fundada e dirigida pela maestrina gospel Karen Gibson, o The Kingdom Choir (Coro do Reino) é um grupo evangélico cristão do sudeste da Inglaterra. O Coro é formado por um grupo de artistas britânicos dedicados a criar um som que demonstra a comunidade que partilham, e vem atuando nacional e internacionalmente há mais de 20 anos. Ao longo deste tempo, o coro tornou-se conhecido pelo seu som unido, energia cálida e desempenho entusiástico.

Karen Gibson disse: “O Coro do Reino está realmente honrado em ser convidado para cantar no casamento do Príncipe Harry e da Sra. Markle, e muito entusiasmado por participar num momento histórico. Será um momento que guardaremos para sempre e gostaríamos de aproveitar a oportunidade para desejar ao casal o melhor para a sua futura união.”

A Orquestra
A Orquestra, conduzida por Christopher Warren-Green, será composta por músicos da Orquestra Nacional da BBC de Gales, da Orquestra de Câmara Inglesa e da Filarmónica.

Elin Manahan Thomas
Elin Manahan Thomas juntar-se-à à orquestra. Ms. Thomas é uma soprano galesa, mais conhecida pelas suas performances de obras-primas barrocas, ao lado de obras clássicas e contemporâneas.

David Blackadder
O trompete será tocado por David Blackadder, que se juntará à Orquestra. O Sr. Blackadder é o principal trompetista da Orquestra do Século das Luzes e da Academia de Música Antiga e é especialista em música do Barroco.

Luke Bond
O Órgão será tocado por Luke Bond, Diretor Assistente de Música da Capela de São Jorge.

State Trumpeters (Trompetistas do Estado)
Os Trompetistas de Estado são escolhidos de todas as categorias da Banda de Household Cavalry, e fornecerão apoio cerimonial durante o Serviço na Capela de São Jorge.

Mais informações sobre a música serão disponibilizadas mais perto do momento do casamento, avisa a família real britânica.

Fotos: Press Association, Lars Borges, Twitter do Palácio de Kensington e Royal Family