Cultura

Cinema: Estreias de 24 de setembro

“Evereste”
Sinopse: Inspirado pelos acontecimentos em torno de uma tentativa para chegar ao cume da montanha mais alta do mundo, “Everest” documenta o percurso de duas expedições desafiadas além dos seus limites por uma das mais ferozes tempestades de neve enfrentadas pela humanidade.
A sua coragem foi testada pelos mais duros elementos no planeta, com os escaladores a enfrentar obstáculos quase impossíveis que transformaram a obsessão de uma vida numa luta pela sobrevivência.

Atores: Jason Clarke, Josh Brolin, Jake Gyllenhaal, John Hawkes, Vanessa Kirby
Realização: Baltasar Kormákur
Género: Drama
Veja o trailer:

“Life”
Sinopse: Em 1955, o fotógrafo Dennis Stock (Robert Pattinson), da agência Magnum, é encarregue de realizar uma sessão fotográfica com a estrela de cinema James Dean (Dane DeHaan) para a revista Life.
Stock tem 26 anos, mas envelheceu antes do tempo, aprisionado desde cedo a uma vida familiar. Para o seu mundo rígido e formal entra a estrela ascendente James Dean, um espírito livre prestes a mudar para sempre a cultura popular.

Atores: Dane DeHaan, Robert Pattinson, Joel Edgerton, Ben Kingsley, Kelly McCreary, Kristian Bruun
Realização: Anton Corbijn
Género: Drama
Veja o trailer:

“O Nosso Último Verão na Escócia”
Sinopse: Doug (David Tennant) e Abi (Rosamund Pike) decidem viajar até à Escócia com os três filhos pequenos, para comemorar o 75º aniversário e Gordie (Billy Connolly), o pai de Doug, mas casal tem um segredo que gostaria de esconder do resto da família.
O que prometia ser uma harmoniosa reunião familiar acaba por trazer à superfície ressentimentos passados, quando um dia na praia se transforma em tragédia e as crianças põem mãos-à-obra para resolver o assunto.

Atores: David Tennant, Rosamund Pike, Billy Connolly, Bobby Smalldridge, Emilia Jones, Ben Miller, Celia Imrie
Realização: Andy Hamilton, Guy Jenkin
Género: Comédia
Veja o trailer:

“Uma Noite Fora do Palácio”
Sinopse: No dia em que se celebra a vitória contra a Alemanha nazi, em 1945, as Princesas Margaret e Elizabeth deixam o Palácio de Buckingham para comemorar o acontecimento nas ruas de Londres…

Atores: Sarah Gadon, Bel Powley, Emily Watson, Rupert Everett, Jack Reynor, Roger Allam
Realização: Julian Jarrold
Género: Drama
Veja o trailer:

“As Mil e Uma Noites Vol. 2 – O Desolado”
Sinopse: Num País Europeu em crise, Portugal, um realizador propõe-se a construir ficções a partir da miserável realidade onde está inserido. Mas, incapaz de descobrir um sentido para o seu trabalho, foge cobardemente, dando o seu lugar à bela Xerazade.
Ela precisará de ânimo e coragem para não aborrecer o Rei com as tristes histórias desse país! Com o passar das noites, a inquietude dá lugar à desolação e a desolação ao encantamento. Por isso, Xerazade organiza as histórias que conta ao Rei em três volumes. Começa assim: “Oh venturoso Rei, fui sabedora de que num triste país entre os países…”

Atores: Cristina Alfaiate, Adriano Luz, Américo Silva, Rogério Samora, Carloto Cotta, Teresa Madruga, João Pedro Bénard, Joana de Verona, Luísa Cruz, Gonçalo Waddington
Realização: Miguel Gomes
Género: Drama
Veja o trailer:

“Alda e Maria, Por Aqui Tudo Bem”
Sinopse: No final do verão de 1980, as irmãs Maria e Alda, de 16 e 17 anos, fogem de Angola em direção a Lisboa para escaparem à guerra civil. Entregues a si próprias, aprendem a viver sem dinheiro numa cidade desconhecida.
Na fronteira da lei, as duas crescem e tornam-se mulheres até que uma notícia as obriga a decidir o seu futuro. Alda viaja para França enquanto Maria decide regressar a Angola em busca das suas raízes.

Atores: Cheila Lima, Ciomara Morais, Willion Brandão, Vera Cruz, Catarina Avelar
Realização: Maria Esperança Pascoal
Género: Drama
Veja o trailer: