Cultura

“O Pátio das Cantigas” é o filme português mais visto de sempre

O “Pátio das Cantigas” tornou-se entre os dias 22 e 23 de Agosto de 2015 o filme português mais visto de sempre. Realizado por Leonel Vieira, o filme atingiu este domingo, dia 23, o topo da tabela nacional, menos de um mês após a sua estreia nas salas de cinema em Portugal, anunciou a NOS Audiovisual.

Em apenas 25 dias de exibição, o número de espectadores atingiu os 392 mil, ultrapassando “O Crime do Padre Amaro” (380.671 que liderava o ranking) e tornando-se o filme mais visto da história do cinema nacional. O sucesso registou-se, também, nas receitas de bilheteira, que ultrapassaram este fim de semana os 2 milhões de euros – sendo o “Pátio das Cantigas” o filme português que mais gerou receita de bilheteira, de acordo com o Instituto do Cinema e Audiovisual.

O remake estreou no dia 30 de julho nas salas de cinema e está incorporado no projeto da Stopline e da SkyDreams para a apresentação de uma trilogia de clássicos do cinema português – “O Leão da Estrela”, que estreia no Natal, e “A Canção de Lisboa”, que será lançado em 2016.

O elenco conta com atores e humoristas bem conhecidos do público, como Miguel Guilherme, César Mourão, Dânia Neto, Sara Matos, Rui Unas, Aldo Lima, José Pedro Vasconcelos, Oceana Basílio, Manuel Marques, entre muitos outros.

O realizador Leonel Vieira recorda que quando projetou os filmes a ideia foi “manter os títulos, manter os nomes dos atores mas pensar tudo de forma a fazer desta triologia uma homenagem aos filmes originais”.