Cultura

Noite solidária na Expofacic

O branco foi a cor dominante da penúltima noite da Expofacic. Expositores, staff e a grande maioria dos visitantes envergavam vestuário branco formando uma grande mancha de cor. Quem foi apanhado desprevenido tinha à sua disposição à entrada da porta sul da feira, um stand onde podia adquirir uma t-shirt por 2 euros cuja receita revertia integralmente para os Bombeiros Voluntários de Cantanhede que têm sido elementos fundamentais para o sucesso alcançado pela Expofacic. Esta foi a primeira Noite Branca realizada na Expofacic e teve como objetivo maior angariar donativos para os soldados da paz renovarem o parque automóvel

Nas áreas de exposição houve um reforço na animação de rua com bandas, tunas, gaiteiros, grupos de jazz, de samba, de capoeira e de danças africanas, malabaristas e palhaços, entre outras atrações, ao mesmo tempo que os patrocinadores Sagres, Licor Beirão, Adega Cooperativa de Cantanhede e Delta cafés ofereciam bebidas aos visitantes.

O sunset do dia foi no palco 6 com os DJ Le Cirque du Freak e Martin Phill a tocarem a partir das 19h00 e a boa disposição com Paulo Baldaia e o seu número de Stand-up comedy reservada para o final.

A diversão, como já vem sendo hábito, durou até de madrugada. O Palco 1 abriu com o som de Miguel Araújo seguido dos aguardados B4 que vieram à Expofacic acompanhados dos passos de dança da atriz Rita Pereira. A dupla composta por Big Nelo e C4Pedro foi recebida com entusiasmo e no tema “Casamento”, quando C4Pedro foi ao público buscar dois casais para dançarem em palco não faltaram candidatos a bailarinos. “Ela é” e “Bo tem mel” foram alguns dos temas mais conhecidos que os B4 cantaram antes da entrada em palco de Rita Pereira em “Vamos ficar por aqui”, quase no final do concerto. Para o encore ficaram reservados três temas e a passagem de

Rita Pereira no corredor técnico que atravessa a plateia, causando grande alvoroço no público e algum trabalho extra aos seguranças.

Diego Miranda, um dos DJ e produtores mais influentes na cena do dance music nacional, tinha à sua espera uma legião de fieis seguidores. Consigo trouxe Mikkel Solnado e juntos interpretaram o tema “Turn The Lights Out”, que foi revelado a 29 de Julho e promete ser um dos hits do verão, fazendo parte da celebração dos 12 anos da MTV Portugal.

No Palco sagres, montado na zona das tasquinhas, o DJ Magazino deu musica a partir das 3h00, aos muitos que ainda estavam na feira.

Texto: Teresa Arsénio
Fotos: MCrespo