Cultura

Expofacic comemora Bodas de Prata

Em ano de comemoração das Bodas de Prata a Expofacic aposta na inovação como motor de qualidade e de maior atratividade para surpreender os visitantes. De 23 de Julho a 2 de Agosto serão 11 dias temáticos de uma programação diversificada com uma forte aposta na componente cultural, num total de 623 espaços dos quais 500 são para expositores, 45 tasquinhas e 7 palcos. Com mais um dia em relação a edições anteriores, cerca de 100 pessoas na organização e um orçamento de 1,45 milhões de euros (sensivelmente mais 150 mil euros do que no ano passado), o certame tem uma área total de exposições de 93 000m2.

O primeiro dia da Expofacic atraiu a Cantanhede milhares visitantes ao Parque Expo-Desportivo de S.Mateus. A Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, teve a honra de inaugurar a 25ª edição daquele que é o maior certame agrícola, comercial e industrial da região centro e é reconhecido como um dos mais importantes do género realizado no país.

Nesta edição comemorativa recheada de novidades destacam-se a aplicação Expofacic App, que permite a consulta em tempo real da programação da feira e informações gerais de interesse dos visitantes, bastando descarregar a aplicação no Google Play. Nas principais entradas do recinto também estão colocados painéis interativos que permitem saber o que se passa no evento em termos de expositores, palcos, tasquinhas, entre outras informações.

Um concurso de fotografia, o Museu Mundo Sagres, o Museu Delta Cafés, uma área inteiramente dedicada a exposições e a mostra Pedras na Praça: Arte Pública de João Cutileiro” são outras das novidades que refletem a forte aposta na componente cultural. Outra novidade é a Noite Branca, que se realiza no próximo 31 de Julho, com a vertente solidária da receita da venda de t-shirts alusivas ao evento a reverter para os Bombeiros Voluntários de Cantanhede.

Dando resposta a quem vem de fora de Cantanhede e ao lema “Eu vou lá estar” a organização tem este ano, pela primeira vez, o Expofacic Bus com quatro linhas que ligam Aveiro, Coimbra, Figueira da Foz e Mira à feira. As viagens de ida estão marcadas para as 19h00, 20h00 e 21h00 e as de regresso para as 01h00, 03h00 e 05h00 com o custo do bilhete de €1,00. A assinalar estas Bodas de Prata a organização foi de encontro aos pedidos que tinha vindo a receber nos últimos anos, principalmente das camadas mais jovens que visitam a Expofacic atraídos pela programação musical dos diversos palcos, e disponibiliza um parque de campismo com capacidade para 500 pessoas.

Sendo a Expofacic assumidamente um evento para toda a família, a segurança das crianças não foi descurada e são disponibilizadas pulseiras de identificação com nome e número de telefone de contacto no caso de se perderem.

Para perpetuar esta data história a organização vai oferecer uma medalha comemorativa das Bodas de Prata aos cerca de 500 expositores presentes.

O primeiro dia da Expofacic encerrou com os aguardados concertos. Ainda não eram 22h30 e já os fãs dos “Deixa-me Aclarar-te a Mente, Amigo”, mais conhecidos por D. A. M. A., se concentrava em frente ao palco 1, mas foi duranta a atuação da banda que a moldura humana se compôs. Com uma plateia maioritariamente jovem a banda agarrou o público do primeiro ao último minuto, mas foi com os temas “Às vezes” e “Não Dá” cantados em uníssono que concerto atingiu o ponto alto.

Tal como estava anunciado no cartaz os repetentes Buraka Som Sistema subiram ao palco pouco passava das 00h00 horas. Recebidos com uma chuva de aplausos o concerto foi pautado pelo som das vuvuzelas que a banda da Amadora ofereceu ao público logo nos primeiros minutos da atuação. Dos temas mais conhecidos, onde se inclui os incontornáveis primeiros grandes sucessos “Yah!” e “Wawaba”, aos mais recentes o público respondeu aos apelos da banda e cantou e dançou ao ritmo dos sons do kuduro

A animação continuou noite dentro na zona das tasquinhas com a atuação do DJ Slimcutz no Palco Sagres.

Aos interessados em acompanhar o programa da 25ª Expofacic a organização disponibiliza o site http://www.expofacic.pt.

Texto: Teresa Arsénio
Fotos: MCrespo