Cultura

Expofacic: Milhares de fãs aplaudem James

A primeira noite de Agosto recebeu no palco principal a banda cabeça de cartaz desta 25ª edição da Expofacic. Os britânicos James regressaram a Cantanhede exatamente 6 anos depois da sua primeira atuação e voltaram para repetir a façanha de levarem milhares de fãs ao recinto da feira.

A banda liderada por Tim Booth, que vendeu até ao momento mais de 25 milhões de álbuns, tocou temas do mais recente álbum “La Petit Mort”, editado no ano passado, mas foram os temas mais antigos como como “Sit Down”, “Come Home”, Laid”, “Getting Away With It”, “Say Something” ou “Sometimes”, que acolheram a maior recetividade do público. Foi um concerto com mais de hora e meia de espetáculo em que as incursões de Tim Booth pela plateia, onde chegou a andar em ombros, levou o público ao rubro e que terminou em apoteose com algumas dezenas de fãs a cantarem e a dançarem em palco com os James.

O DJ Kura, ou Rubens de Almeida para os mais próximos, considerado o 42º mais DJ popular no mundo de acordo com a DJ Mag ‘s Top100 2014, teve a responsabilidade de encerrar a penúltima noite da Expofacic. Seguido por uma legião de admiradores o vencedor do prémio de Melhor DJ Nacional nos prémios da Rádio Nova Era 2014, não desiludiu e da cabine ouviram-se as notas da musica eletrónica e do house que lhe deram fama. Aos insistentes pedidos de “façam barulho”, o DJ obteve imediatamente uma resposta entusiasta dos fãs, enquanto o light jockey e o vídeo jockey pintavam o recinto com lasers coloridos que giravam freneticamente sobre o público e pelos ecrãs iam passando grandes planos da performance desta noite.

Aqueles que ainda tiveram energia para continuar a noite, puderam dançar ao som do Octapush dj set, a partir das 02:15h no palco Sagres, por mais um par de horas.

Texto: Teresa Arsénio
Fotos: MCrespo