Cultura

Companhia Nacional de Bailado estreia nova versão do “Quebra Nozes”

A Companhia Nacional de Bailado (CNB) estreia hoje, no Teatro Camões, em Lisboa, o espetáculo “Quebra Nozes Quebra Nozes”, nova versão do clássico de Tchaikovski, com coreografia de Fernando Duarte e encenação e dramaturgia de André e. Teodósio.

De acordo com a CNB, a música original deste bailado clássico, da autoria de Tchaikovski, terá interpretação da Orquestra Sinfónica Portuguesa, com direção musical do maestro José Miguel Esandi.

Os cenários e figurinos desta nova versão do tradicional bailado de natal são de João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira.

Ernest Theodor Amadeus Hoffmann (1776-1822) escreveu o conto original, intitulado “O Quebra-nozes e o Rei dos Ratos”, mas o argumento que daria vida ao bailado, anos mais tarde, vem de uma adaptação do escritor Alexandre Dumas.

A história decorre no natal, na casa do juiz Stahlbaum na Alemanha, onde os filhos recebem a visita de familiares, entre eles o velho Drosselmayer, um tio solteirão excêntrico que gosta de magia.

O tio oferece à sobrinha Clara um quebra-nozes de madeira que – nos sonhos da jovem – ganha vida e se transforma num príncipe que luta contra o rei dos ratos.

Fernando Duarte e André e. Teodósio foram convidados pela diretora da CNB, Luísa Taveira, a apresentar uma reinterpretação deste bailado, que teve a primeira versão coreográfica, assinada por Marius Petipa, estreada no Teatro Marinski, de São Petersburgo, em dezembro de 1892.

quebra nozes CNB