Cultura

Cinemas: Estreias 11 de dezembro

Exodus: Deuses e Reis
Sinopse: Aventura épica que retrata a história de coragem e ousadia de um homem, que conquista o poder de um império inteiro. Com recurso à arte dos efeitos visuais e à profundidade do 3D, Ridley Scott dá uma nova vida à história, trazendo de uma forma incrivelmente real o terrível ciclo da praga mortal e o confronto do lider Moisés e o faraó egípcio Ramses, quando lidera 600.000 escravos numa viagem monumental de fuga do Egito. Uma história conhecida, mas uma viagem nunca antes vista!

Realização: Ridley Scott
Atores: Aaron Paul Ben Kingsley Christian Bale Indira Varma Joel Edgerton John Turturro Sigourney Weaver
Género: Ação/Aventura
Veja o trailer.

“Gemma Bovery”
Sinopse: Martin é um apaixonado pela obra de Flaubert. O seu fascínio pelo livro «Madame Bovary» vem ao de cima quando conhece Gemma e Charles Bovery, cujos comportamentos e personalidade são uma réplica dos personagens do livro. Martin encontra-se entre a ficção e a realidade onde a obra se desenrola perante os seus olhos e tenta viver o sonho alterando o desfecho do livro.

Realização: Anne Fontaine
Atores: Elsa Zylberstein Fabrice Luchini Gemma Arterton Jason Flemyng Pip Torrens
Género: Comédia
Veja o trailer.

“Mapa para as Estrelas”
Sinopse: Benjie, um “jovem-estrela” insuportável mas ainda assim comovente e engraçado, leva-nos a conhecer a sua família e a testemunhar o mundo supérfluo e tortuoso das celebridades egoístas e dos seus assistentes, prestes a serem manipulados e destruídos pela jovem que literalmente representa o fruto das torcidas maquinações desse mundo, Agatha, a atormentada e aparentemente psicótica irmã de Benjie.

Realização: David Cronenberg
Atores: Carrie Fisher John Cusack Julianne Moore Mia Wasikowska Robert Pattinson
Género: Drama
Veja o trailer.

Carvão Negro, Gelo Fino
Sinopse: Norte da China: ao investigar um homicídio, o detective Zhang é gravemente ferido e forçado a aposentar-se. Passam cinco anos. Dão-se mais homicídios. Zhang, determinado a resolver o caso, apaixona-se por uma mulher misteriosa, Wu Zhizhen, que aparenta estar relacionada com as vítimas.

Realização: Yi’nan Diao
Atores: Fan Liao Lun Mei Gwei Xuebing Wang
Género: Drama
Veja o trailer.

“O Velho do Restelo”
Sinopse: Um mergulho livre e sem esperança na História tal qual como a conhecemos, como um sedimento fértil, na memória de Manoel de Oliveira. Oliveira reúne num banco do século XXI Dom Quixote, o poeta Luís Vaz de Camões e os escritores Teixeira de Pascoaes e Camilo Castelo Branco. Juntos, levados pelos movimentos telúricos do pensamento, eles deambulam entre o passado e o presente, derrotas e glórias, vacuidade e alienação, em busca da inacessível estrela.

Realização: Manoel de Oliveira
Atores: Diogo Dória Luís Miguel Cintra Mário Barroso Ricardo Trêpa
Género: Curta-metragem