Atualidade

Famosos não faltaram à estreia de “Eusébio – história de uma lenda”

A prova de que o legado do futebolista é imortal está nas inúmeras homenagens feitas mesmo após a sua morte, ocorrida a 5 de janeiro de 2014. Desta vez, Eusébio foi recordado através do documentário “Eusébio – História de uma lenda”, onde não concluiu a sua participação pois acabou por morrer.

Foi no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, durante a noite desta quinta-feira, 23 de março, que vários famosos marcaram presença na estreia do documentário, onde podemos ver e ouvir o jogador falar sobre a sua carreira no Benfica e na Seleção Nacional. Não faltaram ao evento figuras como o presidente do Benfica Luís Filipe Vieira, Rui Costa, Ricardo Araújo Pereira, Toni, Fernando Mendes, Rui Veloso e os Anjos.

Estreia filme Eusébio

Estiveram também presentes personalidades da política, entre elas António Costa e Eduardo Ferro Rodrigues, além de alguns familiares de Eusébio, como a viúva Flora da Silva Ferreira, que estava visivelmente emocionada após a visualização de “Eusébio – História de uma lenda” e não conseguiu prestar declarações.

Veja o trailer:

Rui Costa recordou o seu ídolo com um grande carinho. “Tive o orgulho e a sorte de poder privar com ele. Recordo-o como um grande homem, fui treinado por ele quando era muito pequeno, portanto não podia ter melhor padrinho para o futebol do que o nosso Rei. Mas recordo-o acima de tudo pela sua simplicidade e humildade, pelos conselhos que aquele monstro sagrado nos dava e que era a pessoa mais simples do mundo”, contou. “Todo o país, todo o mundo, gostaria que ele visse este documentário hoje e de se poder levantar no final e olhar para ele”, disse, emocionado, o diretor desportivo do Sport Lisboa e Benfica.

Estreia filme Eusébio

O benfiquista ferrenho Ricardo Araújo Pereira confessou que ainda fica incrédulo com o talento de Eusébio e aquilo que o Pantera Negra conseguia fazer em campo: “Quase todas as imagens que vejo do Eusébio me deixam assombrado, porque é muito difícil acreditar que aquilo fosse possível, que um ser humano conseguisse fazer coisas daquelas”.

Estreia filme Eusébio

João Malheiro recorda com saudade o amigo, que foi padrinho de um dos seus casamentos e um dos primeiro a saber que o jornalista e comentador iria ser pai. “Ele fazia parte da minha vida, foram inúmeras as refeições que tivemos. Ele não estando cá significa que uma parte de mim partiu”, que o descreveu como um “herói”.

Estreia filme Eusébio

Também a atriz Cláudia Semedo demonstrou a enorme admiração que tinha por Eusébio a nível pessoal e profissional: “Tive a oportunidade de o homenagear em vida, quando fez 70 anos. Das vezes que estive com ele sempre foi uma pessoa muito carinhosa, bondosa, dócil, humilde, disponível. Sempre de sorriso pronto. Depois a vida dele mostra-nos a força de acreditar, o menino que vivia nas condições em que vivia e que conseguiu tornar-se na lenda que se conseguiu tornar, acho que diz muito sobre o caráter de alguém”.

Fotos: César Lomba