Cultura

“Coppia” de Manuela Azevedo hoje à noite no palco do CCB

A cantora Manuela Azevedo apresenta hoje, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, o projeto “Coppia”, programa variado de canções e dança, que concebeu para responder à “carta branca” que a instituição lhe deu.

“Coppia”, em italiano, significa parelha ou dupla. Além da vocalista dos Clã, o espetáculo conta com outro elemento da banda, o guitarrista Hélder Gonçalves, a quem se juntam os bailarinos Joana Castro e Valter Fernandes, sob direção cénica de Victor Hugo Pontes, outro colaborador de longa data do grupo.

“Fui buscar dois cúmplices para as duas coisas”, disse a cantora à Lusa, referindo-se à música e ao espaço cénico. “Para a parelha musical, o Hélder, com quem me entendo muito bem há muitíssimos anos e em quem confio absolutamente nas escolhas que faz, na maneira como estica a corda nesses desafios, e o Victor Hugo Pontes, que é nosso cúmplice já desde 2004, em várias vertentes”, explicou à “Lusa” Manuela Azevedo.

Depois da escolha do conceito e dos seus “cúmplices”, o próximo seguinte passou a ser a escolha de repertório, que teria de estar ligado ao tema a desenvolver e ao som “bastante minimal” a ser criado em palco, despido de banda.

O programa só se deverá confirmar durante o espetáculo. “Eventualmente teremos duas canções dos Clã, haverá algumas canções em português. Para nós era muito importante passar a ideia do conceito às pessoas e a melhor maneira é também através da compreensão do texto e, se for em português, é mais fácil”, explicou a artista.

Para Manuela Azevedo, o “trabalho em parceria é das coisas mais maravilhosas e mais ricas”, o que a levou a usar a ideia de “Coppia”, uma palavra que chegou a estar numa lista de nomes para álbuns dos Clã, para “usar esse conceito (…), tendo duas ‘coppias’ em cena, que pudessem servir de eco uma da outra, de sombra uma da outra, de complemento, até de oposto uma da outra”.

OJM and Manuela Azevedo 3