Atualidade

Portugal conquista um lugar na final da Eurovisão

O grupo madeirense Napa atuou, na noite de ontem, na primeira semifinal do 69º Festival Eurovisão 2025, com a canção ‘Deslocado’, garantindo a Portugal um lugar na final em Basileia, na Suíça.

Os Napa tinham a missão de contrariar o mau posicionamento de Portugal nas casas de apostas. De acordo com a plataforma Eurovision World, a canção portuguesa em concurso, estava longe de convencer.

Nesta semifinal, a primeira, 15 países competiam por dez lugares na final, marcada para sábado.

Além de Portugal, garantiram também a passagem: Noruega (com a canção “Lighter”/interpretada por Kyle Alessandro), Albânia (“Zjerm”/ Shkodra Elektronike), Suécia (“Barra Bada Bastu”/KAJ), Islândia (“RÓA”/VÆB), Países Baixos (“C’est l’a vie”/Claude), Polónia (“GAJA”/ Justyna Steczkowska), São Marino (“Tutta l’Italia/Gabry Ponte), Estónia (“Espresso Macchiato/Tommy Cash) e Ucrânia (“Bird of pray”/Ziferblat)

Na segunda semifinal, quinta-feira, competem mais 16 países, por outros dez lugares na final. Serão também apresentadas as canções de outros três países com entrada direta na final – França, Alemanha e Reino Unido, os restantes três elementos dos ‘Big5’.

A final
‘Deslocado’ voltará a ser ouvida no mesmo palco no próximo sábado, dia 17, durante a final do Festival.