Televisão

Saiba tudo sobre a grande final da Eurovisão

São 26 os países que se defrontam hoje, no palco da Altice Arena, em Lisboa, numa luta pelo título de vencedor do Festival Eurovisão da Canção 2018. A 63.ª edição anual do evento é realizada pela primeira vez em Portugal graças a Salvador Sobral, que se sagrou vencedor no ano passado com a canção Amar pelos Dois. Um espetáculo desta envergadura tem muitas curiosidades. Conheça algumas!

Mulheres no comando

Não é novidade que a conduzir o festival contamos com quatro mulheres – Catarina Furtado, Daniela Ruah, Filomena Cautela e Sílvia Alberto – , mas o que não sabe é que esta é a segunda vez na história da competição que a apresentação fica a cargo de apenas mulheres. Em 2015 Viena fez o mesmo ao eleger três mulheres – Mirjam Weichselbraun, Alice Tumler and Arabella Kiesbauer – para apresentar o evento.

Daniela Ruah, Sílvia Alberto, Catarina Furtado e Filomena Cautela

Audiência mundial

Com um legado de 63 anos e cerca de 1.500 músicas de 50 países, o concurso vai ser assistido por cerca de 200 milhões de pessoas em todo o mundo. Embora conhecido como europeu, o festival é visto por membros da União Europeia de Radiodifusão como alguns estados da Ásia Ocidental.

Favoritos à vitória

Durante muito tempo a concorrente israelita Netta, com o tema “TOY” foi tida como favorita à vitória, mas na semi-final a cipriota Eleni Foureira parece ter conquistado esse lugar com “Fuego”. A verdade é que é um tema que podia perfeitamente tornar-se um hit e passar nas rádios de todo o mundo, dado o ritmo mexido e propício a dançar. O norueguês Alexander Rybak e a música “That’s How You Write A Song” estão também no rol de favoritos.

Chipre – Eurovisão

Lesão pôs em causa atuação

Num dos primeiros ensaios Mikolas Josef, representante da República Checa, lesionou-se com gravidade e teve que ser hospitalizado. No Instagram Mikolas postou uma fotografia em que surge deitado numa maca. “Confirmo que me magoei no ensaio e a situação ficou pior ao fim de várias horas.”, revelou o intérprete de “Lie To Me”, dando conta de que não conseguia andar. Mesmo assim, o cantor garantiu: “Eu vou atuar, aconteça o que acontecer”.

Entretanto Mikolas já mostrou, através da conta de Instagram, que está pronto para a atuação acrobática preparada para a final.

República Checa – Eurovisão

Portuguesas atuam em oitavo

O alinhamento já é conhecido. O ucraniano MELOVIN vai dar início ao certame, que começa às oito da noite e vai ser transmitido pela RTP.  As portuguesas Cláudia Pascoal e Isaura são as oitavas a atuar, com a canção “O Jardim”. A fechar o espetáculo surge Itália, representada por Ermal Meta e Fabrizio Moro.

Portugal – Eurovisão

Percorra a galeria para conhecer a ordem pela qual vão atuar os concorrentes de cada país:

Fotos: César Lomba