Cultura

“Mariza no Palco do Mundo” assinala carreira com mais de 20 anos

Mariza em exposição inédita que marca uma carreira com mais de 20 anos. A exposição, que decorre de 5 de setembro a 23 de outubro, dá a conhecer o percurso pessoal e profissional de uma das maiores fadistas de sempre, no ArrábidaShopping – e há um concerto a caminho.

A exposição “Mariza no Palco do Mundo” está, desde 5 de setembro, no ArrábidaShopping, em Vila Nova de Gaia, para proporcionar a todos os visitantes uma viagem única pela vida pessoal e profissional da fadista, numa celebração dos mais de 20 anos de carreira. Desde os seus primeiros passos até se tornar uma das artistas portuguesas mais conceituadas a nível internacional, a mostra pode ser visitada gratuitamente, até dia 23 de outubro, na Praça Central, no Piso 0.

Além de fotografias pessoais e dos grandes momentos profissionais, como concertos e nomeações, a exposição apresenta uma compilação de objetos marcantes, entre os quais peças de moda, prémios e ofertas especiais de fãs, que dão a conhecer Mariza no palco da vida e do espetáculo.

Nascida em Moçambique, veio para Portugal aos três anos e cresceu no bairro lisboeta da Mouraria, onde teve o primeiro contacto com o fado e se tornou num fenómeno local. A sua extraordinária voz acabou por atravessar fronteiras e tornar-se numa das mais aplaudidas do circuito mundial da World Music, fazendo de Mariza uma verdadeira embaixadora do fado, que nunca hesitou em levá-lo por novos caminhos. Recentemente o mítico palco do Royal Albert Hall, em Londres, recebeu pela primeira vez uma atuação de música portuguesa, a voz da Mariza levou o fado ao BBC Proms, um dos festivais de música clássica mais emblemáticos e antigos do mundo.

Ao longo de mais de duas décadas de carreira, ultrapassou barreiras culturais com a sua música e somou mais de 30 discos de platina. Este ano, Mariza apresenta um novo trabalho discográfico e vai presentear os fãs com um concerto gratuito, no dia 29 de setembro, às 21h30, no parque de estacionamento do Piso 0 do ArrábidaShopping. A reserva de pulseiras para entrada no Concerto estará disponível no site do ArrabidaShopping, a partir de dia 15 de setembro.

Esta iniciativa tem curadoria da State of the Art, também responsável pelo conceito e pela produção executiva, e conta com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e o Museu do Fado como parceiros. Já o Comissariado e a produção artística são assinados pela Ruela Music, e o projeto de arquitetura é da autoria do Diogo Aguiar Studio.

Data e local:
Exposição – 5 de setembro a 23 de outubro, das 10h00 às 23h00, na Praça Central, Piso 0
Concerto – 29 de setembro, no parque de estacionamento exterior do Piso 0, às 21h30
Entrada: livre ((sendo que o concerto carece de reserva de pulseira, através do site do ArrábidaShopping, a partir do dia 15 de setembro).