Moda

Morreu Mary Quant, a designer que popularizou a minissaia

A estilista britânica morreu esta quinta-feira, 13 de abril, aos 93 anos. A informação foi divulgada pela família à agência de notícias PA, segundo a BBC News. A declaração diz que Mary Quant “morreu pacificamente em casa em Surrey, Reino Unido, esta manhã“.

A família sublinha que a criadora de moda que lançou a primeira minissaia foi “uma das estilistas mais reconhecidas internacionalmente do século 20 e uma inovadora notável“.

Filha de professores e apesar de não ter nenhum contato com o mundo da moda quando criança, costumava diminuir a altura das suas saias na escola. Na biografia da estilista, ela lembra um momento em que viu uma criança na sua aula de sapateado com uma saia curta, o que serviu de inspiração para as minissaias.

Mary formou-se em Artes nos anos de 1950, na Goldsmiths College, onde conheceu o seu marido Alexander Plunket Greene, que a ajudou a organizar a sua marca. Começou a carreira como aprendiz de chapeleira, antes de começar a desenhar as próprias peças. A sua primeira loja foi aberta em 1955, na Kings Road, em Chelsea.

Mary mantinha o seu olhar voltado principalmente para as mulheres jovens no mercado de trabalho. As suas roupas eram alegres, coloridas, simples e confortáveis, muito inspiradas nos uniformes escolares da época. Outras tendências que ela popularizou, também na década de 1960, foi a meia-calça colorida e as hot pants.

Distinguida por Isabel II em 2015 com o título de Dama, Mary Quant recebeu também em 1966 a medalha da Ordem do Império Britânico.

Foto capa: Reprodução Wikipédia