Atualidade

Morreu aos 41 anos o diretor criativo da Louis Vuitton

Morreu este domingo, aos 41 anos, Virgil Abloh, o diretor criativo da Louis Vuitton.

O designer norte-americano, considerado o rei do streetwear de luxo, foi vítima de cancro, anunciou a LVMH, a empresa mãe da Vuitton.

Virgil Abloh lutava há dois anos contra um angiosarcoma cardíaco, um cancro raro e agressivo. Foi o primeiro negro a chegar ao cargo de diretor criativo das coleções masculinas da marca de luxo Louis Vuitton, e fundou a criativa e a irreverente Off-White em 2013.

O grupo LVMH, Louis Vuitton e Off-White estão profundamente entristecidos por anunciar a morte de Virgil Abloh, este domingo, 28 de Novembro, vítima de um cancro que combatia há vários anos”, informou a LVMH nas redes sociais. Michael Burke, presidente e CEO da Louis Vuitton, homenageou Virgil Abloh “génio criativo com uma apresentação de sua coleção Spring-Summer 2022 em Miami em 30 de novembro” com este vídeo:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Louis Vuitton (@louisvuitton)

Filho de imigrantes ganeses, o estilista formado em engenharia civil e arquitetura, era casado e tinha dois filhos, Lowe e Grey Abloh.

Estamos devastados por anunciar a morte do nosso querido Virgil Abloh, um pai, marido, filho, irmão e amigo devoto“, lê-se na mensagem publicada pela família na conta do designer. “Ele optou por suportar a sua batalha em privado desde o seu diagnóstico em 2019, passando por inúmeros tratamentos desafiantes, tudo isto enquanto dirigia várias instituições importantes que abrangem a Moda, a Arte e a Cultura. Enquanto passou por tudo isto, a sua ética de trabalho, curiosidade infinita, e otimismo nunca vacilaram. Virgil foi impulsionado pela dedicação ao seu ofício e à sua missão de abrir portas aos outros e criar caminhos para uma maior igualdade na Arte e no design. Ele dizia frequentemente: ‘Tudo o que faço é para a versão de 17 anos de mim mesmo’, acreditando profundamente no poder da Arte para inspirar as gerações futuras’“, acrescentaram.

Descrito como disruptivo e genial, era também conhecido pelas suas parcerias criativas com outras marcas de Moda e lifestyle, como Jimmy Choo, IKEA, Nike ou Mercedes-Benz.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por @virgilabloh