Atualidade

Juan Carlos deixa Espanha para viver na República Dominicana

O Rei emérito Juan Carlos, que abdicou do trono há seis anos após vários escândalos, decidiu deixar Espanha para passar a viver na República Dominicana.

Segundo o jornal ABC, Juan Carlos terá viajado, durante o fim de semana, para Sanxenxo, em Pontevedra, na Galiza, de onde seguiu para o Porto. Daí, terá apanhado um avião até ao aeroporto de Santo Domingo. O monarca poderá ter aceite convites de alguns amigos que, conscientes das acusações de que é alvo, quiseram ajudá-lo.

Esta segunda-feira, foi emitido um comunicado pela Casa Real espanhola, com a decisão “meditada” de Juan Carlos deixar de viver no Palácio de Zarzuela, transmitida ao filho, o Rei Filipe VI, depois da “repercussão pública” de “certos eventos do passado“.

Na origem da decisão está a repercussão pública das investigações sobre os alegados fundos em paraísos fiscais. Juan Carlos terá criado uma “offshore” através de uma doação de 65 milhões de euros da Arábia Saudita.

Leia aqui a carta de Juan Carlos ao filho Filipe VI:
Sua Majestade, prezado Felipe:

Com o mesmo desejo de servir a Espanha que inspirou meu reinado e dada a repercussão pública que certos eventos passados na minha vida privada estão a gerar, desejo expressar-lhe a minha disponibilidade absoluta para ajudar a facilitar o exercício dos seus deveres, desde a tranquilidade e a calma que sua alta responsabilidade exige. O meu legado e minha própria dignidade como pessoa são o que eles exigem de mim.
Há um ano, expressei a vontade e desejo de parar de desenvolver atividades institucionais. Agora, guiado pela convicção de prestar o melhor serviço aos espanhóis, às suas instituições e a você como rei, comunico a minha decisão ponderada de mudar, no momento, para fora da Espanha. Uma decisão que tomei com profundo sentimento, mas com grande serenidade. Sou rei da Espanha há quase quarenta anos e, durante todos eles, sempre quis o melhor para a Espanha e para a Coroa.
Com minha lealdade como sempre.
Com o carinho e o carinho de sempre, seu pai.