Atualidade

Cunhado do rei de Espanha tem cinco dias para entrar na prisão

O marido da Infanta Cristina apresentou-se esta quarta-feira (13), no Tribunal de Palma de Maiorca para receber a sua ordem de prisão. Iñaki Urdangarin terá que cumprir a sentença de 5 anos e 10 meses de cadeia para a qual foi sentenciado pelo Supremo Tribunal no caso Nóos.

Iñaki Urdangarin tem cinco dias para entrar na prisão para cumprir a sentença como autor de vários delitos de corrupção.

Visivelmente mais magro e bastante abatido, o cunhado do rei de Espanha foi vaiado pela multidão que se reuniu à porta do tribunal, onde não ficou mais de dez minutos.

Aquele que foi capitão da seleção espanhola de andebol poderá escolher o centro penitenciário onde pretende cumprir a pena, o que leva a crer que deverá optar por Ávila, a cerca de 115 km de Madrid.

Isto acontece um ano depois da defesa de Iñaki Urdangarín ter recorrido da sentença que ditava seis anos e três meses de prisão pelos crimes de fraude fiscal, tráfico de influências, desvio de dinheiros públicos e branqueamento de capitais.

A pena foi reduzida meio ano, pois o juiz considerou não ter sido provado que o antigo jogador de andebol falsificou documentos como registado na acusação.

A infanta Cristina foi absolvida, tendo-lhe sido aplicada uma multa de mais de 265 mil euros por também ter lucrado com os esquemas ilegais do marido.

Durante todo o processo, a Casa Real espanhola manteve-se à margem e Cristina até deixou de marcar presença em atos oficiais, passando a ser raro estar com a família.

A filha dos reis eméritos espanhóis, Juan Carlos e Sofía, mudou-se para Genebra, Suíça, com os quatro filhos Juan Valentín, de 18 anos, Pablo Nicolás, de 17, Miguel, de 15, e Irene, de 12 anos, e em 2014 o irmão, após assumir a coroa, retirou-lhe e a Undargarín o título de duques de Palma, por causa de toda a polémica.

Foto de capa: Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images