Atualidade

Enfermeiro português reencontra Boris Johnson em data especial

Depois de o Reino Unido vetar Portugal como destino turístico por causa da pandemia, no domingo o primeiro-ministro britânico recebeu os profissionais de saúde, entre eles o enfermeiro português Luís Pitarma, que o ajudou a salvar da Covid-19 quando esteve internado.

Esta tarde, tive a honra de receber em Downing Street aqueles que cuidaram de mim no Hospital de St. Tomas, no dia em que celebramos o 72.º aniversário do nosso Sistema Nacional de Saúde”, partilhou Boris Johnson no Twitter.

Luís Pitarma também divulgou o reencontro através do Instagram, mostrando-se numa conversa animada com o anfitrião e cumprindo o distanciamento recomendado, com a colega neozelandesa Jenny ao lado.

Recorde-se que o português esteve três noites seguidas ao lado do primeiro-ministro e Boris Johnson já tinha reconhecido a sua gratidão pela dedicação do enfermeiro, tirando-o do anonimato.

Natural de Aveiro, Luís estudou em Lisboa. Terminado o curso, em 2013, acabou por emigrar para Londres onde vai dando cartas no exercício da profissão escolhida.