Atualidade

Enfermeiro português que salvou primeiro-ministro britânico partilha experiência

Luís Pitarma, o enfermeiro português a quem Boris Johnson agradeceu os cuidados prestados durante a hospitalização com covid-19, falou esta terça-feira pela primeira vez sobre as horas que passou ao lado do primeiro-ministro britânico.

Não tenho palavras para descrever como me senti quando vi [o vídeo]. Deixou-me bastante comovido. Fiquei realmente surpreendido, mas muito feliz. Eu nunca pensei que teria um destaque assim. A mensagem do primeiro-ministro realmente veio do coração. Foi a mensagem mais honesta que eu já vi“, disse o enfermeiro português, de 29 anos, num depoimento publicado pelo hospital St. Thomas.

Recorde-se que após a alta, Boris Johnson mostrou-se publicamente grato pelos cuidados recibidos no hospital, destacando a entrega de dois profissionais, entre eles o enfermeiro português Luís Pitarma.

Eu estava a vestir o meu equipamento antes do meu turno à noite quando me chamaram e disseram que o primeiro-ministro estava prestes a entrar na Unidade de Cuidados Intensivos. Fui escolhido para tratar dele porque tinham confiança em como lidaria bem com a situação“, recordou. “Senti-me nervoso no início – ele era o primeiro-ministro. A responsabilidade que teria nas mãos era bastante avassaladora. Não sabia bem como me dirigir a ele – devia chamar-lhe Boris, sr. Johnson ou primeiro-ministro? O meu chefe acalmou-me e disse-me para ser eu mesmo como sou com qualquer outro paciente“.

Perguntei como é que ele gostaria de ser chamado e ele disse-me para lhe chamar Boris. Isso fez-me sentir menos nervoso porque ele retirou qualquer formalidade. Só queria que cuidassem dele como se fosse qualquer outra pessoa“, acrescentou.

Estive ao seu lado nas três noites que passou na Unidade de Cuidados Intensivos. Conversámos um pouco, incluindo sobre de onde eu era. Disse-lhe como tinha sonhado trabalhar no hospital de St. Thomas desde o primeiro dia de estudo em Portugal em 2009, quando aprendi sobre Florence Nightingale [pioneira da enfermagem, célebre por tratar feridos de guerra, que viveu entre 1820 e 1910] e a sua ligação ao hospital“,  descreveu o enfermeiro.

Antes de deixar a unidade de cuidados intensivos Boris Johnson  fez questão de lhe agradecer pessoalmete: “Ele agradeceu-me por lhe ter salvado a vida. Senti-me extremamente orgulhoso por alguém como ele ter reconhecido a qualidade do trabalho que fiz. Fiquei muito feliz com as suas palavras, foram muito gentis. Espero que me possa encontrar com ele um dia quando ficar completamente recuperado

Por cá o desempenho de Luís foi também reconhecido pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que o demonstrou através de um telefonema: “Foi bastante surreal mas fiquei muito orgulhoso por ter recebido a sua chamada. Ele agradeceu-me pelo que fiz, por ser enfermeiro e por representar o País. Sublinhou o apoio de todos no mundo inteiro. Foi uma mensagem muito querida e fiquei tão surpreendido, não sabia o que dizer! Ele convidou-me para ir ao Palácio de Belém quando estiver em Portugal“.