Atualidade

Doente com covid-19 fez vídeo a despedir-se da família e dá lição aos “invencíveis”

O britânico Matt Dockray, de 39 anos, foi internado em estado grave por causa do coronavírus. Apresentou uma leve tosse que evoluiu para um quadro em que seus pulmões começaram a falhar. Decidiu dar o seu testemunho nas redes sociais e fazer um apelo à sociedade, enquanto aguarda por um ventilador.

Tudo começou no passado dia 1 de março, depois de um jogo de futebol em Wembley, Inglaterra, quando sentiu os primeiros sintomas. De uma “pequena tosse”, passou para calafrios, febre e dor de cabeça. Apesar de tudo “continuava como um verdadeiro herói, ignorando todos os conselhos da família”.

Quando finalmente foi ao hospital, os médicos descartaram a hipótese de covid-19 depois de Matt Dockray informar que não tinha estado na China. Foi tratado por isso como se fosse um vírus sazonal, o que dias mais tarde causou a degradação do seu estado de saúde. “Não saí do sofá nos cinco dias seguintes, lutando para me manter acordado e respirar adequadamente“, contou.

Foi forçado a regressar ao hospital, onde ficou internado numa unidade de cuidados intensivos. “Os médicos ligaram para a minha mulher e família e explicaram que eu teria que ser sedado e depois colocado num ventilador, pois os meus pulmões estavam a falhar e podia entrar em paragem respiratória“, explicou.

Para aqueles que me conhecem, eu gosto de um bom desafio e desde aquele momento que eu tenho lutado a cada suspiro (…) tenho que ficar acordado para lutar contra isto com tudo o que tenho“, referiu.

O quadro de Matt mudou e, três dias depois, apresentou melhoras. Ainda internado nos cuidados intensivos, fez um apelo aos que se consideram “invencíveis”.

Enquanto estou deitado aqui, ainda existem aqueles que não escaparam durante a noite (…) Diariamente, vejo quartos -que são marcados com uma rosa vermelha, o que sinaliza aqueles que estão em estado crítico – a ficarem vazios, com as famílias despedido-se através do vidro“, relatou.

Para todos aqueles que pensem que é apenas uma gripe, por favor não sejam idiotas. Não desejaria isto nem ao meu pior inimigo. Eu gravei um vídeo para a minha mulher e filho a despedir-me porque a uma certa altura eu estive próximo de desistir devido às dores e ao medo“, confessou.

Isto é para todos aqueles que precisam de um pontapé no traseiro para saírem da frente, parem com as compras excessivas , parem de colocar em risco a vida dos entes queridos – faz o que te dizem e deixa a natureza seguir o seu rumo”, concluiu.