Televisão

Manuel Luís Goucha não olha a meios para marcar a diferença

Esta quinta-feira o jovem João Almeida, de 29 anos, foi notícia no programa da manhã da TVI. Manuel Luís Goucha deu a conhecer a história do João, que sofre de uma paralisia cerebral e há dois anos espera por uma cadeira de rodas adaptada, que não lhe cause dores insuportáveis, como as que tem vivido.

João pediu pela primeira vez ajuda ao Estado já lá vão 30 meses, para que o ajude a comprar uma cadeira de rodas, mas a espera continua.

Resiliente, não tem por hábito revoltar-se com a vida, até porque, “que adianta? As dores não passam e a cadeira não vem”.

Comovido com a força e determinação de João, Manuel Luís Goucha empenhou-se em ajudar.

Precisas de uma cadeira elétrica adaptada às tuas necessidades. Há um orçamento de uma empresa chamada Rehactivar (…) há dois anos que esperas por essa cadeira”, resumiu o apresentador já em estúdio, após ter passado a entrevista em casa de João.

Entrei em contacto com a empresa, com o Ricardo, e estabelecemos uma parceria. O valor do orçamento é de 11 mil e 500 euros e ele disse-me ‘eu abdico da nossa margem de lucro’. E a cadeira passou, com o IVA, para oito mil euros. Claro que oito mil euros é impossível para vocês e aí entro eu: dentro de três semanas tens a tua cadeira elétrica”, revelou Manuel Luís, emocionando desta forma o jovem convidado e os telespetadores.

Está resolvido. É para isso que eu cá estou“, rematou o anfitrião do “Você na TV”.

Esta não é a primeira vez que o apresentador da TVI mostra o seu altruísmo perante situações idênticas, aliás, esta é uma caraterística sua, lembrada por muitos que já privavam com ele muito antes de ele trabalhar na estação de Queluz de Baixo. Já no Porto era comum fazer sorrir quem mais precisava, mesmo longe dos holofotes.

Limito-me a devolver à Vida parte do muito que a Vida me dá”, justificou-se Goucha nas redes sociais, onde recebeu muitas manifestações de admiração e agradecimento. Veja aqui a surpresa do João.