Atualidade

Tozé Brito assume abusos sexuais em direto

O autor e compositor está a celebrar 50 anos de carreira e por isso foi lançada a sua biografia ‘Tozé Brito – Eu sou outro tu’, da autoria de Luciano Reis. No livro já tinha feito revelações chocantes como aquela em que “foi abusado aos 10 anos”.

Esta quinta-feira, Tozé Brito esteve no programa ‘Você na TV’ na TVI para cantar alguns dos seus maiores êxitos e momentos da sua vida, sendo que o tema dos abusos sexuais foi abordado.

“Eu tinha 10 anos e ela 21. Era uma empregada de casa e enfiou-se na minha cama. Eu não percebi o que ela estava ali a fazer”, contou, pela primeira vez, em direto.

Questionado por Manuel Luís Goucha, o músico admitiu mesmo que dali resultou a sua primeira experiência sexual “traumática e péssima” que o marcou nas relações posteriores.

“Tive de ganhar muito à-vontade com as pessoas para me sentir bem, porque os primeiros momentos eram de ansiedade. Ficas sem saber o que fazer. ‘O que faço agora? O que fiz mal?’ É complicado”, disse.

Tozé Brito e Manuel Luís Goucha Você na TV

Esta foi a primeira vez que falou “publicamente sobre isto, porque as pessoas mais próximas sabiam”. O abuso repetiu-se por várias vezes, como salienta na biografia, tendo encontrado uma solução nos ansiolíticos.

A revelação só feita agora porque Tozé Brito, de 65 anos, decidiu “pôr tudo” no livro que fala da sua vida. Afinal trata-se de um dos nomes mais incontornáveis da música portuguesa dos últimos 50 anos.

Foi o autor de muitas das canções, quer por ter estado na génese dos mais importantes grupos da música portuguesa, como Pop Five Music Incorporated, Quarteto 1111, Green Windows, Gemini, Doce, quer pelo seu trabalho de décadas como responsável de artistas e reportórios das principais editoras multinacionais em Portugal ou, ainda, mais recentemente, pela defesa dos direitos dos artistas na Sociedade Portuguesa de Autores.