Cultura

Madonna homenageou Aretha Franklin com história sobre si mesma

Três dias depois de completar 60 anos, Madonna surgiu em Nova Iorque no palco dos prémios MTV 2018 para entregar o principal prémio da noite, o de melhor vídeo clip. Com um estilo irreverente e peculiar, vestida de preto, com tranças e uma espécie de coroa de espinhos e vários acessórios no cabelo, a sua participação foi muito para além disso.

A rainha da pop marcou a noite desta segunda-feira com uma homenagem à rainha do soul, Aretha Franklin, que morreu no último dia 16, de cancro no pâncreas.

Ao todo, Aretha Franklin arrecadou 18 Grammys e mais de 75 milhões de discos vendidos ao longo de uma carreira em que se tornou na primeira mulher a entrar para o Rock and Roll Hall of Fame, em 1987.

“Levou-me até onde eu estou hoje e sei que influenciou muitas pessoas nesta sala”. Num longo discurso, Madonna contou como, mesmo indiretamente, Aretha lhe deu um empurrãozinho para que a sua carreira começasse. Sem perspetivas, mas confiante, Madonna resolveu participar de num teste para fazer coros para a diva do soul. Não passou, mas os executivos franceses que a avaliaram deram-lhe, semanas depois, uma hipótese para que ela fosse para Paris trabalhar com o lendário produtor Giorgio Moroder, o pai da disco music.

“Vida longa à rainha”, saudou Madonna.

Madonna lembrou também que foi em 1984, na primeira edição do VMA, que se apresentou com “Like A Virgin”: “Perdi o meu sapato e disfarcei na performance. O meu agente disse que aquilo seria o meu fim. Bem, veja onde estou hoje”.

A rainha do pop entregou o astronauta de prata de melhor clipe do ano a Camila Cabello, que levou o prémio por “Havana”. A cantora cubana fez questão de frisar o quanto respeita Madonna, que já tinha assistido a todos os seus documentários e vídeos, ajoelhando-se aos pés da estrela ao receber o prémio.

Mas nem todos foram unânimes quanto à intervenção da ilustre moradora lisboeta. Alguns telespetadores chamaram a cantora de d-i-s-r-e-s-p-e-c-t.

A tentativa de Madonna de homenagear Aretha Franklin no Video Music Awards da MTV fez alguns telespectadores chamarem a cantora de d-i-s-r-e-s-p-e-c-t, dizendo que o seu discurso era mais uma apreciação de si mesma do que no ícone da música negra. “Então, ao invés de um tributo real a Aretha, você deixou Madonna falar sobre si mesma por 30 minutos? @MTV, a nossa linda rainha negra merece melhor”, escreveu um internauta.