Cultura

“Linhas de Sangue” junta 54 atores numa produção letal

O antigo hospital psiquiátrico Miguel Bombarda, em Lisboa, serve um dos cenários das filmagens deixando perceber o quanto é pesada a história de heróis e vilões de Sérgio Graciano e Manuel Pureza. Entre o bem e o mal, são muitas as caras conhecidas que dão vida às enigmáticas personagens de “Linhas de Sangue”.

Catarina Furtado é Lia Barbosa, num registo bem distinto do glamour com que costuma assumir a apresentação, enquanto Paulo Pires é Alberto Queijas, mas há muitos mais a destacar entre os 54 atores que integram o elenco.

O projeto trouxe do Brasil José Fidalgo e também Ângelo Rodrigues, juntando alguns dos melhores que trabalham em representação em Portugal dando-lhes oportunidade de provaram a sua versatilidade. É o caso de Miguel Costa que tem um duplo papel, como o loiro Laboreiro ou o moreno enfermeiro Castro, os gémeos da trama.

As filmagens têm-se prolongado pela noite dentro, pois a estreia está marcada já para 26 de julho, mas os intervalos são sempre pretexto para brincadeiras até pela inegável cumplicidade entre os artistas da longa-metragem que tanto já tem dado que falar.

A história surge na sequência da curta-metragem homónima lançada há sete anos e que serviu quase como piloto para o capítulo que se segue. José Raposo, Alda Gomes, Dânia Neto, Pedro Laginha, Isabel Figueira, José Mata, Joaquim Horta, Cláudia Semedo, Rodrigo Soares, João Baptista, Martinho Silva, Tomás Alves, Adrien Garcia, Marina Mota e Fernando Pires, fazem também parte do elenco do filme.