Saúde & bem-estar

Beber álcool aumenta risco de vício em cocaína

Consumir bebidas alcoólicas antes de experimentar cocaína pode aumentar as hipóteses de se viciar, de acordo com estudo publicado nesta quarta-feira (1 de novembro) pelo periódico científico “Science Advances”.

Os cientistas da Universidade de Columbia fizeram experiências com ratos. Os animais receberam doses de álcool durante 10 dias. Depois tiveram acesso à cocaína, com um choque elétrico sempre que consumiam a droga.

Mesmo com a curta descarga no momento do uso, os pesquisadores afirmam que os ratos que consumiram álcool antes da cocaína tinham uma tendência comprovada estatisticamente maior a se viciar na segunda droga – os animais que “beberam” antes pressionaram a alavanca que libertava a cocaína 58 vezes; os ratos que não receberam as doses, usaram 18 vezes.

O caminho inverso também foi testado pelos cientistas: usar cocaína antes de beber pode influenciar no alcoolismo? De acordo com a pesquisa, os animais não foram influenciados neste caso.

Além disso, o consumo de álcool gerou a degradação de duas proteínas nos cérebros. Segundo os autores, a degradação delas no corpo dos animais é o que permite a expressão dos genes que induzem ao uso de cocaína.