Televisão

Procura pelo sucessor de Salvador Sobral surpreende o público

Foi sem aviso prévio que os bilhetes para a grande final do Festival da Canção deste ano – que, pela primeira vez em décadas, está aberta ao público – foram postos à venda esta segunda-feira, dia 5. E em minutos esgotaram, deixando no ar a dúvida se de facto foram vendidos ou reservados pela RTP para convidados, como os fãs insinuaram.

“Gostava que explicassem esse fenómeno dos bilhetes terem sido postos há poucos minutos à venda e já terem as plateias esgotadas, ou quiseram dizer, reservadas?”, perguntou uma pessoa no Facebook do Festival da Canção, apenas 40 minutos depois do anúncio da venda dos ingressos ser feito naquela página.

Isto porque, no site da BlueTicket, a plateia VIP (com bilhetes a custar 20 euros) assim como a 1ª Plateia do Pavilhão Multiusos de Guimarães (onde um lugar custa 15 euros) surgiram quase de imediato como esgotadas.

“O que só prova que há muitos fãs do Festival da Canção e que é preciso que se apressem a comprar os bilhetes!”, respondeu a página do certame à primeira questão/insinuação colocada.

Houve ainda quem criticasse o facto de não ter havido um aviso prévio da venda dos bilhetes – ao que a organização disse “não quisemos estragar a surpresa” – e quem salientasse que o BlueTicket ficou bloqueado durante, pelo menos, 20 minutos.

Certo é que a notícia foi avançada esta manhã n’A Praça, que também recebeu os editores do ESc Portugal, um dos vários sites de fãs portugueses dedicados à Eurovisão.

Foi feito um ‘quiz’, de forma a avivar a memória do público e dos telespectadores em relação a alguns momentos da seleção nacional para o Festival ao longo destas cinco décadas.

A aposta no formato tem sido tal que foi criado, só agora, um canal de Youtube específico.

“O Festival da Canção tem anos de história que merecem ser revividos a qualquer hora. Por aqui terão acesso a conteúdos exclusivos e a playlists imperdíveis. Subscrevam: http://bit.ly/YouTubeFestivaldaCancao”, apela a organização do certame.

Haverá ainda outras surpresas para o espetáculo que elegerá o sucessor de Salvador Sobral. Supostamente as semifinais do Festival da Canção não serão abertas ao público, por serem feitas num estúdio em Lisboa e portanto “os lugares serão extremamente limitados”.

Mas, segundo deixou no ar a organização, “quem sabe se não vos falamos sobre uma surpresa até lá” em relação à presença de público nas galas de 18 e 25 de fevereiro.

A grande final do Festival da Canção, em Guimarães, realiza-se a 4 de março. Será uma destas 14 músicas (sete selecionadas em cada uma das duas semifinais) que irá representar Portugal na Eurovisão, em maio, em Lisboa.