Moda

Isto é o que tem de saber para se vestir como alguém da realeza

A duquesa de Cambridge foi criticada recentemente por usar um vestido verde escuro em vez de levar um look preto aos prémios BAFTA, tal como tem acontecido com os elementos da indústria do entretenimento em protesto pelos casos de assédio sexual e discriminação.

Já sabemos que Kate Middleton, ao escolher uma faixa preta à cintura e sapatos pretos, até se mostrou solidária com o movimento. No entanto, como elemento da família real tem de ser neutra em relação a assuntos políticos.

Esta é uma das regras que a mulher do príncipe William, assim como restantes membros da monarquia britânica, têm de respeitar. E isso reflete-se nas roupas.

De acordo com o site oficial da Casa Real, “como chefe de Estado, a Rainha deve-se manter estritamente neutra em relação a assuntos políticos, sendo impossibilitada de votar ou de se candidatar à eleição”. Mas não é só.

Ora veja:
Preto

Todos os membros da família real devem viajar sempre com uma roupa preta na mala. De acordo com o jornal britânico ‘The Independent’, a peça é carregada para que, no caso da morte de algum parente, o integrante possa voltar para o Reino Unido já vestido a rigor. Ou seja, de luto.

Em 1952, a rainha Elizabeth II estava numa viagem pelo Quénia quando soube da morte do pai, George VI. Como não havia uma roupa preta na mala da monarca, ela teve de trocar de roupa dentro do avião só depois de voltar à Inglaterra.

Nada de calças

Nas suas aparições públicas, o príncipe George usa, normalmente, calções. Mesmo durante a viagem da família para o Canadá, onde enfrentou baixas temperaturas em 2016, o filho de Kate e William não pôde pôr umas calças.

Pelas normas da realeza, ele ainda não tem idade adequada para usar calças. Um look que cubra os joelhos é opção apenas para crianças mais velhas, a partir dos oito anos, de acordo com a revista britânica ‘Haper’s Baazar’.

Verniz das unhas

Esta não é uma regra escrita, mas, ao entrar para a família real, deve-se evitar vernizes de unhas coloridos. A rainha Elizabeth II considera as unhas pintadas “vulgares”, segundo a revista americana ‘Vanity Fair’.

Por isso, as mulheres usam apenas tons da cor da pele em eventos. No entanto, pode haver exceções. No dia do seu casamento, Kate Middleton ostentou unhas com um tom rosa-claro. Meghan não deverá ter problemas em cumprir esta regra, já que sempre preferiu um verniz transparente.

Chapéu

As mulheres da família real britânica devem usar sempre chapéu em eventos formais. De acordo com a BBC, até os anos 1950 o acessório era utilizado em todas as saídas públicas.

Hoje, ele é reservado para momentos solenes, realizados em lugares fechados até as 18h00. Depois disso, é esperado que as mulheres já estejam com vestidos mais festivos, que devem ser acompanhados por tiaras.

O adereço brilhante para a cabeça e as jóias da família só podem ser usados por mulheres casadas.

Roupas coloridas

A rainha Elizabeth II usualmente é vista com roupas chamativas, de cores como amarelo, verde e laranja.

As escolhas peculiares não são uma regra, mas possuem uma boa causa. Segundo a revista americana ‘Reader’s Digest’, a rainha gosta de ser fácil de identificar no meio do público.

“Ela precisa destacar-se para que as pessoas possam dizer ‘Eu vi a rainha'”, explicou Sophie Helen Rhys-Jones, a Condessa de Wessex, no documentário britânico ‘The Queen at 90’.

Não foi o que aconteceu na Semana da Moda de Londres, em que a monarca esteve presente a ver desfiles, ao lado de Anna Wintour, editora da ‘Vogue’. Mas nem precisava de uma cor chamativa para ser notada.

Fotos: Press Association, Royal Family e Palácio de Kensington/Instagram