Cultura

Ana Mesquita protagoniza performance no ‘Serralves em Festa’

Será uma performance de live draw (qualquer coisa como: desenho ao vivo), utilizando como inspiração os objetos do quotidiano, os detalhes do Parque e os traços da arquitetura dos edifícios que compõem Serralves.

Ana Mesquita será a protagonista desta iniciativa inserida no ‘Serralves em Festa’, mas vai ter o apoio de vários convidados ilustres: o músico João Gil (seu namorado), o estilista Luís Buchinho, a designer Maria Gambina, o criador Pedro Mourão, entre outras figuras bem distintas da sociedade da Invicta.

Hoje, 2 de junho, às 19h00, a Galeria Contemporânea do Museu de Serralves recebe a performance, que será dividida em duas sessões. A segunda será repetida a 4 de junho, igualmente às 19h00.

Dois ecrãs servirão de veículo para o visionamento de desenhos criados no momento, com base em imagens selecionadas e captadas pela artista, que a acompanham no monitor onde as visualiza.

A observação destas imagens é algo de libertador que permite uma interpretação informal e improvisada, porém definitiva, a que a plateia assiste em direto.

“A grande vantagem do uso de um tablet é que ele é comparável a um caderno de desenhos, tendo à mão um infindável conjunto de materiais, cores e todas as texturas base de que necessito”, salienta Ana Mesquita.