Televisão

O Dia de todas as Mães na televisão

As mães merecem tudo e, naturalmente, também merecem a melhor programação dos Canais TVCine & Séries. Aqui há mães para todos os gostos, de Diane Keaton a Helen Hunt, de Sally Field a Julia Roberts, sem esquecer Jennifer Anniston, Susan Sarandon ou Brie Larson. Estas são algumas das mães que vão passar pelos sete filmes do Especial Dia da Mãe, 7 de maio, domingo, a partir das 12h25, no TVCine 3.

E que tal começar o Especial Dia da Mãe com uma noite de Natal? Sim, é possível, porque ‘Os Coopers São o Máximo’ (2015), de Jessie Nelson. O filme conta a história da vasta e pouco convencional família Cooper, liderados pelo patriarca Sam (John Goodman) e pela matriarca Charlotte (Diane Keaton), que passados 40 anos de casamento resolveram divorciar-se. Mas antes de anunciarem a filhos, netos e restantes familiares, o casal quer organizar um Natal perfeito, que fique para sempre na memória de todos. Nenhum deles vai jamais esquecer aquela noite, mas não pelo facto de tudo ter sido perfeito. ‘Os Coopers São o Máximo’ é exibido às 12h25.

Já às 14h15, eles ‘Viram-Se Novamente Gregos Para Casar’ (2016), de Kirk Jones. A família Portokalos está de volta para retificar um erro do passado em que as mães vão ter um peso especial. E todos sabemos quão maternais podem ser as mães gregas.

Segue-se às 15h55 ‘Favores em Cadeia’ (2000), de Mimi Leder, sobre um professor revolucionário, Eugene Simonet (Kevin Spacey), que propõe aos seus alunos que façam algo de positivo pelo desenvolvimento e bem-estar da humanidade, como uma manobra de replicação de boas ações. Um dos seus alunos, Trevor McKinney (Haley Joel Osment), de apenas 12 anos, acredita então que pode deixar a sua marca no mundo. Preocupada com a gestão de expectativas, a sua mãe, Arlene (Helen Hunt), resolve confrontar o professor.

‘Forrest Gump’ (1994), de Robert Zemeckis, chega às 18h05, um filme nomeado a 11 Óscares e que venceu seis estatuetas (entre elas Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Ator – Tom Hanks, e Melhor Argumento Adaptado). Acompanhamos a vida memorável de Forrest (Hanks), um simplório rapaz americano que acaba por viver alguns dos momentos mais marcantes da história dos Estados Unidos, como a Guerra do Vietname ou os Jogos Olímpicos. Forrest cumprimenta alguns dos presidentes dos Estados Unidos ao longo da história, nomeadamente John F. Kennedy.

E no Especial Dia da Mãe não podia faltar ‘Um Dia de Mãe’ (2016), o último filme de Garry Marshall, exibido às 20h30. Ser mãe deve ser uma das tarefas mais complexas do mundo, mas também das mais recompensadoras. Mas há dias que são daqueles, como ‘Um Dia de Mãe’. Temos várias perspetivas do que é ser mãe, entre Sandy (Jennifer Aniston), divorciada com dois filhos que tem de lidar com a namorada adolescente do ex-marido, Miranda (Julia Roberts), uma conhecida apresentadora de televisão que lamenta ter abandonado a filha num orfanato para se dedicar à carreira, Jesse (Kate Hudson), que tem uma relação muito particular com a mãe, e Kristin (Britt Robertson), a melhor amiga de Jesse, que resolve que está na altura de encontrar a mãe. No meio de tantas mulheres claro que há um homem, Bradley (Jason Sudeikis), pai de duas meninas que, devido ao recente desaparecimento da mulher, tem que cumprir todas as tarefas, inclusivamente ir ao supermercado comprar tampões.

Segue-se às 22h30 ‘A Intrometida’ (2015), de Lorene Scafaria, conta-nos a história de Marnie (Susan Sarandon), que acabou de perder o marido. Marnie precisa claramente de uma distração e acha que essa diversão pode ser a vida da filha (Rose Byrne). Marnie tem opinião sobre tudo e não tem problemas em dála, sobretudo às amigas da sua filha, que parecem dar-lhe mais atenção que a própria. A filha de Marnie considera que ela é uma metediça mas os papéis podem inverter-se quando Marnie conhece Zipper (J.K. Simmons),um charmoso homem de meia-idade que conduz uma Harley Davidson.

‘Estamos noutro planeta? Não, é o mesmo, apenas um lugar diferente’. Este pequeno e simples diálogo entre mãe (Brie Larson, vencedora do Óscar, Globo de Ouro, BAFTA e Guilda dos Atores) e filho (Jacob Tremblay) é um mosaico da história de ‘Quarto’ (2015), de Lenny Abrahamson. Há cinco anos que Joy e Jack vivem reclusos num claustrofóbico barracão sem janelas, apenas uma claraboia que permite ver o céu. Jack nunca conheceu nada para além daquelas quatro paredes e a sua mãe fê-lo acreditar que aquele era todo o mundo que existia. Mas o que irá acontecer quando um assustado Jack descobrir que existe o mundo real? ‘Quarto’ é exibido às 00h20 e fecha o Especial Dia da Mãe.