Televisão

Hoje o Dia do Pai é especial no TVCine 3

No Dia do Pai o TVCine 3 leva-nos a conhecer a história de George (Richard Gere), um indigente que há 10 anos acredita que não existe para a sociedade. Sem casa, sozinho, viciado em álcool, George sente-se um falhado, um inútil, e a sua maior dor é o afastamento da filha, Maggie (Jena Malone), que nunca perdoou ao pai a infância infeliz.

“Não é suposto serem os filhos pequenos a tomarem conta dos pais”, diz Maggie. Em ‘Viver à Margem’ (2014), de Oren Moverman, acompanhamos então o percurso errático de George em busca de uma réstia de felicidade ou esperança.

O filme estreia a 19 de março, domingo, às 22h30, no TVCine 3, incluído no Especial Dia do Pai, com sete filmes dedicados à figura paterna.

À Procura de Nemo

O ciclo inclui sete filmes dedicados à figura paterna e começa às 14h com o memorável ‘À Procura de Nemo’ (2003), de Andrew Stanton e Lee Unkrich, a história do pai peixe à procura do filho peixe numa família inesquecível de peixes-palhaço.

Segue-se às 15h45 ‘O Campeão’ (1979), Franco Zeffirelli, uma das histórias mais triste de sempre do cinema sobre a relação entre um pai alcoólico e o seu filho que o ama incondicionalmente.

O Campeão

Depois de ‘Quando Viste o teu Pai pela Última Vez?’ (2007), de Anand Tucker, às 17h50 e de ‘A um Passo do Amor’ (2008), de Joel Hopkins, às 19h25, com Colin Firth e Dustin Hoffman, respetivamente, chega, às 21h00, ‘Amor Polar’ (2014), de Maya Forbes.

Trata-se da história de um pai (um muito elogiado Mark Ruffalo) com doença bipolar e da sua relação comovente com os dois filhos.

Filme Amor Polar

Depois de ‘Viver à Margem’ às 22h30, o Especial Dia do Pai termina com ‘Steve Jobs’ (2015), de Danny Boyle, às 00h30. É um retrato de Steve Jobs (Michael Fassbender), o génio da comunicação autoritário, rude e megalómano que se comparava a Isaac Newton ou a William Shakespeare. Mas que também era um homem acossado e inseguro, fruto de ter sido uma criança adotada, que tinha um lado familiar e sensível trazido ao de cima pela sua filha Lisa (Makenzie Moss, Ripley Sobo e Perla Haney-Jardine em idades diferentes).

Steve Jobs

O filme conta três episódios chave na vida de Jobs, em 1984, 1988 e 1998, sempre testemunhados pela sua confidente Joanna Hoffman (Kate Winslet, que venceu o Globo de Ouro e o BAFTA para MelhorAtriz Secundária).

Especial Dia do Pai no TVCine 3 a 19 de março, domingo, sete filmes dedicados à figura paterna, logo a partir das 14h, com destaque para a estreia de ‘Viver à Margem’, às 22h30.