Atualidade

Ruas do Porto vão ser iluminadas com 2 milhões de LEDs este Natal

É já no feriado de 1 de dezembro que a Invicta inaugura as luzes de Natal espalhadas pela cidade. Este ano haverá mais iluminação nas ruas e será usada tecnologia LED, num total de quase dois milhões de luzes.

Vão ser utilizados mais 57 por cento de elementos decorativos face ao ano passado e pretende-se, com os LEDs, uma poupança de cerca de 80 por cento no consumo de energia comparativamente à iluminação convencional.

A cerimónia arranca às 17h30 na avenida dos Aliados, junto à Árvore de Natal da cidade que uma vez mais será erguida na Praça do General Humberto Delgado, em frente ao edifício dos Paços do Concelho.

Construída de raiz propositadamente para o local, a árvore terá 26 metros de altura por 12 metros de diâmetro. Decorada a azul e dourado e com iluminação dinâmica terá no seu topo uma estrela gigante com 4 metros, elevando-a assim aos 30 metros de altura.

Tal como no ano passado, em que mais de 20 mil pessoas se deslocaram aos Aliados para presenciar este momento, os portuenses serão convidados nessa data a associar-se a esta festa que incluirá uma parada musical e um espetáculo multimédia de luz e pirotecnia, seguido de uma atuação dos Vozes da Rádio, com temas alusivos à quadra.

Quantas às luzes, vão chegar este ano às ruas da Alegria, do Bolhão e de Damião de Góis, às ruas do Loureiro e de Oliveira Monteiro assim como à Avenida Dom Afonso Henriques e à Praça Batalha. E estarão a brilhar até 8 de janeiro.

Foto: Miguel Nogueira, Portal de notícias do Porto