Atualidade

Família Obama despede-se do Natal na Casa Branca com decoração gigante

São números que impressionam, mas há que ter em consideração que se trata da casa do Presidente dos Estados Unidos da América e um dos pontos de atração para milhares de pessoas nesta época.

Michelle Obama inaugurou esta terça-feira, dia 29, a decoração de Natal. É a última da família Obama na presidência, que se despede assim em grande.

Demorou seis meses a ser planeada pela Primeira-Dama e por uma equipa de designers. Foram utilizados 70 mil ornamentos, de forma a transformar a morada oficial do comandante-chefe, incluindo a residência privada e a ala oeste (onde fica a Sala Oval), no “país das maravilhas da época natalícia”, segundo descreveu Michelle.

Na cerimónia estiveram presentes vários militares e respetivas famílias que puderam ver tudo de perto.

A Casa Branca disponibilizou apenas uma fotografia, que serve para ‘aguçar o apetite’ dos norte-americanos. Mas alguns dos pormenores foram relatados na página oficial de internet e pela mulher de Barack Obama no discurso.

“Quero agradecer aos voluntários que vieram de 33 estados, de Washington e de Porto Rico”, disse, referindo-se a quem ajudou a colocar as decorações.

Michelle recordou ainda o primeiro Natal da família naquela casa.

“Prometemos abrir esta casa ao maior número possível de pessoas, das mais diversas origens. Foram 500 mil convidados nesta época, 500 mil ornamentos para os convidados e 200 mil bolachas de gengibre”, enumerou, referindo-se ao balanço total destes oito anos de mandatos.

“Fizemos o nosso melhor para que as pessoas se sentissem bem-vindas na nossa casa”, continuou, agradecendo à vasta equipa que tornou tudo possível a cada Natal: “cozinheiros, porteiros, floristas, eletricistas, carpinteiros, calígrafos e a banda da Marinha, a favorita do meu marido.”

A árvore de Natal, com quase 5,8 metros de altura, obrigou à retirada dos candelabros na Sala Azul. Há ainda duas árvores decoradas com a palavra “rapariga” em várias línguas.

Em nome de toda a família Obama, incluindo os cães Bo e Sunny, “agradecemos a estima e sentimo-nos gratos por tudo o que fizeram”, rematou a Primeira-Dama, reforçando que esta é uma das “nossas tradições favoritas” na Casa Branca.

Veja o vídeo:

Foto: Twitter