Atualidade

Maria Leal é enxovalhada na internet após atuação desastrosa no “Você na TV”

Apresentou-se aos portugueses em janeiro último como Maria D’Eça. Namorava com Tiago Ginga mas foi trocada por Bernardina Brito no decorrer do reality show da TVI, “A Quinta – Desafio”. Aceitou dar a cara e surgiu numa Gala desse programa, onde acabou, sem surpresa, por ser humilhada. Agora, voltou ao grande ecrã para apresentar o seu projeto musical, igualmente na estação de Queluz de Baixo, mas no programa “Você na TV” e sob a capa de Maria Leal. As coisas não lhe correram muito melhor do que na primeira aparição…

É certo que dominou os topic trends do Twitter durante aproximadamente 48 horas, mas não pelos melhores motivos. Enxovalhada, em direto, por Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha, depois da sua atuação no tema “Dialetos de Ternura”, Maria Leal logo caiu nas redes sociais e com grande estrondo.

Ainda assim, muito dos críticos apontaram armas à TVI por promover e dar tempo de antena a esta “aberração musical”. Foi precisamente nestes termos que o músico Ricardo Sousa, vencedor do Chuva de Estrelas, na SIC, em 1999, se referiu ao tema de Maria Leal, nas redes sociais. E foi ainda mais longe: “É a isto que estamos condenados? Qual o critério para uma televisão como a TVI dar tempo de antena a tal aberração musical? O público desta estação ficará contente com isto?”, questionou e concluiu depois: “É por isso que acho que a televisão tal como a conhecemos está condenada a desaparecer. Serviços de internet e cabo vão ser a alternativa.”

Ricardo Sousa foi só um exemplo de vários que olharam mais longe e atacaram as escolhas editoriais da TVI, mas a grande maioria das pessoas centraram o seu espírito crítico na própria artista.

Como já dissemos, foi num reality show que Maria Leal se deu a conhecer e muitos ex-concorrentes desse género de programas não deixaram de comentar esta sua nova aparição. Rúben Boa Nova, por exemplo, foi irónico na sua análise: “Maria Leal e DJ vão atuar no meu casamento! É tudo por agora.”

Quem se mantém em silêncio sobre este tema é Tiago Ginga. O ex-namorado de Maria Leal até foi instigado pelos seus fãs, no Facebook, a tecer algumas palavras sobre o assunto, mas para já ainda não o fez. De qualquer forma, também ele surge nos “memes” que prontamente caíram na internet. Veja aqui alguns deles, bem como algumas conversas com a artista que foram tornadas públicas:

Houve, porém, quem tivesse optado por pegar no tema “Dialetos de Ternura” para transformá-lo em algo bonito. Foi o caso do músico Pedro Gonçalves. Atento, o ex-concorrente da Casa dos Segredos, Wilson Teixeira, partilhou esse vídeo e notou: “Agora é que vem a música a sério! Parabéns Pedro Gonçalves. Transformaste cocó em ouro.” Ouça então esta cover: