Cultura

Paris vai ter o Grande Museu do Perfume

França é o centro mundial da indústria do perfume desde o século XVI, ainda reinava Luís XV em Versalhes. O rei francês era até conhecido como ‘le cour parfumée’ (‘a corte perfumada’).

Ao longo dos séculos, os perfumistas franceses desenvolveram técnicas para fazer as fragrâncias de flores, folhas, musgos, ervas, especiarias e outros ingredientes. Tudo isto pode ser visto no Musée du Parfum em Paris, já existente no número 9 da rua Scribe, perto da estação de metro da Opéra Garnier.

Pois bem, agora a capital francesa vai passar a ter outro espaço com a mesma temática. Em dezembro será inaugurado o Grande Museu do Perfume.

O ‘Grand Musée du Parfum’ ficará na rua du Faubourg Saint-Honoré, 73, perto do Grand Palais. Mais precisamente num casarão, em frente ao hotel Le Bristol, que já serviu de loja da Christian Lacroix Couture.

A mostra do museu apresentará três eras na história do perfume, desde o tempo dos faraós no Egito até aos dias de hoje. Vai haver também uma parte interativa de forma a que os visitantes possam conhecer uma coleção olfativa composta de mais de 60 aromas.

O objetivo do museu é levar ao grande público os conhecimentos franceses nesta área, o processo criativo em torno dela e as abordagens artísticas e científicas dos perfumistas.

O museu vai contar com uma livraria e uma loja conceito. Apesar de ainda se conhecerem poucos pormenores sobre o Grande Museu do Perfume, já foram divulgadas imagens do projeto: