Lifestyle

Paris torna mais radical luta contra os “cadeados do amor”

A Câmara de Paris está decidida a acabar com os cadeados que os casais, em sinal do amor que os une, penduram nas pontes da cidade. As grades de ferro estão a ser substituídas por painéis de vidro.

A Pont des Arts é a primeira ponte intervencionada. Em junho, uma das grades caiu devido ao peso. Na época, a ponte pedonal suportava, ao penduro, 500 quilos de metal. Quatro vezes a carga máxima possível, de acordo com a autarquia.

Foi justamente nesta ponte que, em 2008, começou a moda de colocar cadeados nas grades para selar o amor do casal e depois lançar a chave ao rio Sena. O fenómeno espalhou-se por várias pontes da cidade, mas alguns casais penduram cadeados pesados e enormes, como os que são usados em bicicletas.

Para as autoridades esta situação cria dois problemas: a degradação do património público e riscos para a segurança das pessoas devido ao peso excessivo que abala a estrutura das pontes.

Os turistas estrangeiros são os que “amarram” o seu amor nas pontes parisienses, onde existem inscrições em várias línguas. “Paris é a capital do amor e temos orgulho nisso, mas há outras maneiras de mostrar o amor por alguém”, afirmou Bruno Julliard, adjunto da autarca Anne Hidalgo, à BBC.

Para libertar as pontes desta ideia “pesada”, a câmara de Paris está disposta a tudo. Assim, decidiu substituir as grades de ferro por painéis de vidro. “São leves e transparentes e não causam poluição visual” explicou Julliard: “Se esta experiência resultar será rapidamente implementada nas outras pontes afetadas por este fenómeno”.