Cultura

Ministro da Cultura visita Museu e região do Douro

É uma visita que inclui uma viagem de carro e de barco, com paragens em quintas e outro núcleo museológico no distrito de Vila Real. O ministro da Cultura vai ao Museu do Douro, no Peso da Régua, a 2 de setembro.

O programa arranca às 10h30. Luís Filipe Castro Mendes estará na Régua na apresentação do Museu do Douro, um museu de território que tem como missão a representação do património natural e cultural da Região Demarcada do Douro. Região essa consagrada com o estatuto de Património Mundial pela UNESCO como “paisagem cultural, evolutiva e viva”, distinguido internacionalmente como uma estrutura cultural e turística de referência.

A gestão do Museu do Douro está a cargo da Fundação Museu do Douro, F.P. tendo envolvido, nos últimos dez anos de existência, mais de um milhão e 300 mil pessoas nas atividades e projetos culturais, descentralizadas por espaços do Eixo Douro-Duero, com destaque para a Região Demarcada do Douro, e mais de meio milhão de visitantes e participantes nas atividades centradas no edifício sede.

Depois deste destino na Régua, o ministro da Cultura segue de carro pela EN222 em direção ao Pinhão, onde fará um percurso de barco no rio Douro, de forma a visitar a Quinta do Bonfim e o Núcleo Museológico de Favaios, Pão e Vinho, em Alijó, que faz parte da Rede de Museus do Douro.

A abordagem ao desenvolvimento de parcerias estratégicas e interinstitucionais, a construção de alianças entre o Estado e o setor público e privado para a defesa, preservação e promoção do património cultural são alguns do objetivos desta visita do ministro com a pasta da Cultura.

Luís Filipe Castro Mendes vai estar acompanhado do presidente da Administração da Fundação Museu do Douro, da direção do Museu do Douro, de representantes das autarquias da Região Demarcada do Douro e dos fundadores privados da Fundação Museu do Douro, entre outras personalidades.