Cultura

Museu do Design e da Moda leva mostra a Madrid

O Museu do Design e da Moda (MUDE), em Lisboa, vai apresentar, em Madrid, 70 peças de design, da autoria de 44 autores portugueses, de 24 de fevereiro a 27 de março na Central de Diseno (DIMAD).

As peças já foram apresentadas em Lisboa, na exposição “Formas de uma Identidade”, e vão este mês para Madrid, ficando patentes durante a realização da ARCO, feira internacional de arte contemporânea.

Com curadoria da diretora do MUDE, Bárbara Coutinho, a mostra apresenta as tendências do design português ao longo dos últimos 60 anos, enquadradas no contexto cultural do país.

Em destaque estarão três temas principais: “O Predomínio da Forma sobre o Ornamento”, “Inteligência Prática” e “Entre o Popular e o Erudito”, revelando os traços europeus, brasileiros, africanos e orientais que influenciaram a cultura portuguesa.

Entre as peças que vão ser apresentadas em Madrid estão a Estante XI, de Gonçalo Campos, o candeeiro Light, de Rita Filipe, a mesa de apoio de José Espinho, a jarra Hybris, de Alda Tomás, o copo Splendidor, de Paulo Sellmayer, e o banco Itálico, de Henrique Ralheta.