Cultura

Retratos e peças de design de arquitetos consagrados em exposição no MUDE

O design e a arquitetura vão estar em foco em duas exposições sobre a obra de arquitetos consagrados que são inauguradas na quinta-feira, dia 23, no Museu do Design e da Moda (MUDE), em Lisboa. Intituladas “Arquitetos Eminentes. Fotografia de Ingrid von Kruse” e “Arquitetos Designers. Mobiliário e Iluminação”, as exposições vão estar patentes no piso 1 do MUDE até 15 de agosto.

Nas exposições serão sublinhados os pontos em comum entre a arquitetura e o design, nomeadamente o trabalho em escalas e dimensões diferentes, e a necessidade de um processo e uma metodologia de investigação para o desenvolvimento de um projeto.

Também as questões estéticas, funcionais e económicas, associando duas componentes essenciais do ser humano – criatividade e praticidade – que atravessam as duas disciplinas, estarão em destaque.

A exposição “Arquitetos Eminentes” apresenta uma seleção de fotografias a preto e branco captadas pela alemã Ingrid von Kruse, uma designer de formação que tem vindo a centrar-se no retrato intimista. As fotografias são acompanhadas por depoimentos e esquissos dos próprios retratados, cujo olhar, as mãos e a expressão, em paralelo com a caligrafia, o traço e os pensamentos expressos nos textos, permitem conhecer melhor. Entre os arquitetos retratados estão Álvaro Siza, Tadao Ando, Denise Scott Brown, David Hipperfield, Peter Eisenman, Norman Foster, Frank O.Gehry, Zaha Hadid, Rem Koolhaas, Daniel Libeskind, Richard Meier, Oscar Niemeyer, Ieoh Ming Pei, Renzo Piano, Richard Rogers, Oswald Mathias Ungers, Robert Venturi e Peter Zumthor.

Já a mostra “Arquitetos Designers” apresenta uma seleção de peças de design de produto – mobiliário, luminária e pequenos objetos – desenhadas por arquitetos que fazem parte da Coleção Francisco Capelo, do acervo do MUDE, que tem vindo a ser estudada pelo museu.
As peças em exposição, muitas delas inéditas para o público em geral, evocam a relação de complementaridade existente entre a prática da arquitetura e a prática do design, em particular ao longo do século XX. Alvar Aalto, Franco Albini, Gae Aulenti, Andrea Branzi, Archizoom Associate, Mario Bellini, Achille Castiglioni, Paolo Deganello, Charles Eames, Michael Graves, Vittorio Gregotti, Marc Held Arne Jacobsen, Shiro Kuramata, e Le Corbusier são alguns dos arquitetos/designers representados. Além diso, também se poderá ver peças de Vico Magistretti, Massimo Morozzi, Gaetano Pesce, Gio Ponti, Jean Prouvé, Verner Panton, Charlotte Perriand, Alessandro Mendini, Bruno Mathson, Aldo Rossi, Carlo Scarpa, Eduardo Souto Moura, Eero Saarinen, Ettore Sottsass e do coletivo Super studio.

As exposições “Arquitetos Eminentes. Fotografia de Ingrid von Kruse” e “Arquitetos Designers. Mobiliário e Iluminação” são inauguradas às 19h00.